
Uma avalanche deixou diversas pessoas soterradas na pista de esqui localizada na encosta de um resort na comuna de Crans-Montana, ao sul da Suíça, na tarde desta terça-feira (19). A informação foi confirmada pela polícia do cantão de Valais, que adiantou que, até agora, cerca de 10 pessoas foram atingidas, segundo estimativas.
Leia também: Brumadinho: veja vídeos de rompimentos de barragens no Brasil e no mundo
O alerta do acidente foi dado às 14h15 do horário local pelas autoridades, por meio das redes sociais. “Uma avalanche ocorreu na área de Plaine-Morte, equipes de salvamento e de resgate estão no local. Várias pessoas estão soterradas”, escreveu a polícia local no Twitter. A estação estava repleta de crianças e jovens, devido às férias escolares no país.
O presidente da comuna na Suíça , Nicolas Féraud, declarou ao jornal local Le Temps que entre dez e 12 pessoas podem estar soterradas pela neve, enquanto as equipes de resgate procuram pelas vítimas. “Estamos chocados e esperamos por um resultado positivo para essas pessoas”, afirmou Féraud.
Leia também: Escaladores brasileiros desaparecem em monte na Patagônia Argentina
Até agora, quatro pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, segundo a polícia. O número total de vítimas ainda é desconhecido e não foi informado pelas autoridades. Segundo testemunhas, quatro helicópteros sobrevoam o local e militares acompanhados por cães vasculham o terreno à procura dos esquiadores que podem estar enterrados. As operações de busca continuarão mesmo durante o período da noite.
As equipes que participarão da Copa do Mundo Feminina de Circuito Alpino que acontece na região neste final de semana também estão envolvidas com o caso.
Segundo o Instituto para o Estudo da Neve e Avalanches (SLF, sigla em inglês), o perigo de avalanche para a região estava no nível 2, em uma escala de 1 a 5. Os especialistas evocam a possibilidade de uma nova avalanche, apesar de nada ter sido confirmado ainda.
Leia também: Sobe para 21 o número de mortos por causa do frio extremo nos Estados Unidos
Nas redes sociais, os policiais divulgaram a abertura de uma linha de apoio para parentes e familiares das possíveis vítimas, que queiram entrar em contato com as equipes de resgate. De acordo com as autoridades, a possibilidade é de que o acidente tenha sido provocado pelo aumento da temperatura naquela região, resultando na avalanche .