Um filhote de leopardo de apenas um mês de vida foi encontrado dentro de uma bagagem no Aeroporto Internacional de Chennai, no sul da Índia, neste final de semana. O passageiro de 45 anos responsável pela mala desembarcou de um avião que vinha da Tailândia e foi detido pelas autoridades no próprio aeroporto.
Leia também: Animais de Brumadinho só são sacrificados a tiros "em último caso", diz coronel
Os agentes alfandegários foram os responsáveis por encontrar o leopardo , que pesava cerca de um quilo, depois que ouviram um barulho suspeito vindo da bagagem de um passageiro que andava apressadamente pelo aeroporto em direção à saída. O viajante foi interceptado pelos funcionários da Air Intelligence Unit (AIU) – agência responsável pela alfândega – e levado para responder a um interrogatório.
O detido foi identificado como Kaja Moideen e havia chegado, no sábado (2), por volta das 2h do horário local, de um voo da Thai Airways que vinha de Bangkok. Segundo o jornal The New Indian Express , o suspeito de contrabando deu respostas “evasivas” às perguntas dos agentes alfandegários que exigiram que a bagagem fosse aberta para ser realizado um exame mais aprofundado.
Leia também: Enquanto SP vive caos por alagamentos, Austrália flagra crocodilos em enchentes
O felino foi encontrado dentro da mala, em uma sacola de plástico rosa e identificado como um filhote da espécie Panthera pardus , pelo Departamento de Controle de Crimes da Vida Silvestre (WCCB, na sigla em inglês).
O animal demonstrava sinais de choque e fraqueza e emitia sons de trilo (uma espécie de miado com ronronar), de acordo com os funcionários do aeroporto . Em vídeo, a equipe aparece alimentando o leopardo resgatado com uma mamadeira, antes de ele ser levado ao zoológico de Arignar Anna, também em Chennai, segundo a emissora indiana NDTV .
Leia também: Caçadores resgatam cobra hospedeira de mais de 500 carrapatos, na Austrália
O passageiro flagrado com o leopardo está sendo mantido sob custódia, enquanto as autoridades investigam se o detido faz parte de uma rede internacional de contrabandistas de animais.