Tamanho do texto

Congresso aprovou lei que suspendeu 'shutdown' por três semanas; presidente acredita que parlamentares não vão apresentar um projeto de segurança na fronteira que ele aceite e não descarta a volta do shutdown

Trump quer aprovar orçamento para a construção de um muro na fronteira com o México
Reprodução/Casa Branca
Trump quer aprovar orçamento para a construção de um muro na fronteira com o México

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesse domingo (27) que não acredita que o Congresso consiga fechar um acordo sobre a segurança na fronteira que ele aceite e, portanto, não descarta uma nova paralisação do governo. Na sexta-feira (25), foi aprovada uma lei que suspendeu o chamado "shutdown" temporariamente. 

Leia também: Trump oferece proteção temporária a imigrantes em troca de muro com o México

A nova lei prevê o financiamento de agências federais até 15 de fevereiro. Enquanto isso, o Congresso tenta aprovar um projeto de lei para sustentar totalmente as agências até 30 de setembro. A paralisação do governo ocorreu porque Trump  exigia um orçamento de US$ 5,7 bilhões para a construção de um muro na fronteira com o México, com o qual os parlamentares da oposição não concordam.

O " shutdown " foi o mais longo da história dos EUA e durou 35 dias. Nesse período, cerca de 800 mil funcionários federais ficaram em licença não remunerada ou trabalhando sem receber.  

Em entrevista ao Wall Street Journal ,  o presidente norte-americano afirmou que há poucas chances de o Congresso aprovar um projeto com o qual ele concorde até o prazo final de financiamento. Nesse cenário, outra paralisação "certamente é uma opção", disse Trump. 

Leia também: Trump veta presença de transgêneros nas Forças Armadas dos EUA

Ele disse ainda que pode declarar situação de emergência nacional para a construção do muro e, em sua conta do Twitter, defendeu a proposta com a frase: "Construa um muro e o crime irá cair!". 





Leia também: Trump e Kim Jong-un terão nova reunião em fevereiro, diz Casa Branca

"Depois de tudo o que eu fiz para os militares, os nossos grandes veteranos, juízes (9), cortes em impostos e regulação, a economia, energia, comércio e muito mais, alguém realmente acha que eu não vou construir o muro? Fiz mais nos primeiros dois anos do que qualquer Presidente! FAÇA A AMÉRICA GRANDE OUTRA VEZ!", escreveu Trump , relembrando mote de sua campanha em 2016.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas