A Polícia da Catalunha evacuou dois trens de alta velocidade, na manhã desta quarta-feira (7), na estação de Sants e de Atocha, em Barcelona. As estações também acabaram sendo evacuadas. O motivo para tal medida foi uma suspeita de ameaça de bomba.
O alerta foi dado perto das 8h, no horário local, por meio do perfil no Twitter dos Mossos d'Esquadra, força policial de Barcelona . De acordo com a publicação, um scanner de segurança identificou um "possível dispositivo explosivo" dentro de uma mala.
Diante da ameaça, as autoridades seguiram os protocolos de segurança vigentes no país e evacuaram os trens. Porém, poucas horas depois, declararam ter se tratado de uma falsa ameaça de bomba . "Tudo volta à normalidade", escreveu a polícia nacional espanhola no Twitter.
O lugar onde a ameaça de bomba ocorreu é a mesma estação de metrô onde, em março de 2004, um atentado com bomba deixou 192 pessoas mortas, e mais de 2.500 feridas. Esse foi considerado o mais grave atentado da democracia espanhola.
Segundo a imprensa local, uma fivela de cinto que tinha o formato de uma granada, encontrada dentro de uma das malas verificadas pelo scanner de segurança, foi o que motivou o alarme falso de bomba de hoje. Nas redes sociais, uma imagem da fivela em formato de granada vem sendo compartilhada, mas não há confirmação a respeito da veracidade da imagem.
Leia também: Polícia ainda procura três terroristas responsáveis por ataque em Barcelona
O motivo pode ter sido inocente, mas o alerta é visto com seriedade no país. Afinal, além do histórico de atentado nessa mesma estação, a Catalunha foi palco de atentados terroristas em agosto de 2017, que deixaram 16 mortos em Barcelona e Cambrils. Por esses motivos, qualquer sinal de insegurança é encarado com seriedade pela força policial espanhola.
* Com informações da Agência Ansa.