Furacão Lane deve passar muito perto das principais ilhas do Havaí entre esta quinta-feira e sexta-feira
Divulgação/ Nasa
Furacão Lane deve passar muito perto das principais ilhas do Havaí entre esta quinta-feira e sexta-feira

O Havaí se prepara para a chagada do potente furacão Lane. Nesta quinta-feira (23), as primeiras chuvas torrenciais atingiram o arquipélago, onde já foi declarado estado de emergência. O furacão de categoria 4 ameaça as ilhas com ventos de até 215 km/h, temporais e ondas perigosas.

Leia também: Índia já registra 370 mortes devido à pior inundação nos últimos 80 anos

Durante uma coletiva de imprensa em Washington, o chefe da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA), Brock Long, destacou “que é certo é que o Havaí será impactado pelo furacão Lane ". Em Big Island, a primeira ilha do arquipélago que será atingida, foram registrados 305 mm de chuva.

Lane deve passar muito perto das principais ilhas do Havaí entre esta quinta-feira e sexta-feira. O furacão localizado 320 km ao sul do Havaí - se aproximava com ventos de até 200 km/h, informou Steve Goldstein, do Serviço Nacional de Meteorologia (NWS)

"Estará muito perto das ilhas havaianas e terá um grande impacto. Não é preciso um contato direto [com o olho] para ter grandes efeitos. Haverá muita chuva em todas as ilhas nos próximos dias", explicou Goldstein.

Leia também: Donald Trump afirma que impeachment contra si “quebraria” o mercado

O presidente Donald Trump já declarou estado de emergência no Havaí, o que permite desbloquear recursos federais diante da passagem iminente do furacão. Tramou também pediu aos moradores do arquipélago para se prepararem para a chegada de Lane. Já a Marinha americana informou que está deslocando alguns de seus navios e submarinos para evitar que fiquem presos no porto quando o furacão chegar.

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), órgão meteorológico do governo americano, destacou que a movimentação lenta de Lane pode provocar um aumento "grande e nocivo" da maré nas costas ao sul e oeste.

De acordo com a CNN , os furacões raramente tocam o solo no Havaí . A última grande tempestade a atingir o estado foi registrada há quase três décadas, quando o furacão Iniki chegou à ilha de Kauai, deixando seis mortos e causando danos estimados em bilhões de dólares.

Na terça-feira (21), o governador David Ige declarou estado de emergência a fim de contrabalançar os danos que o furacão possa causar. Também determinou o fechamento das escolas públicas.

Leia também: Turista é resgatada após cair de navio de cruzeiro e passar dez horas no mar

"O furacão Lane não é um furacão de bom comportamento", advertiu em um comunicado. "Não havia visto mudanças tão dramáticas em um prognóstico como vi com esta tempestade", destacou Ige.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!