Presidentes da China e Estados Unidos, respectivamente, Xi Jinping e Donald Trump em encontro em abril deste ano
White House/Reprodução 06.04.2017
Presidentes da China e Estados Unidos, respectivamente, Xi Jinping e Donald Trump em encontro em abril deste ano

Presidente da China, Xi Jinping pediu que Donald Trump, líder dos Estados Unidos, modere “palavras e atos” para evitar mais tensão na península coreana. A informação foi divulgada pela TV estatal chinesa neste sábado (12).

Leia também: Donald Trump fala em "ação militar" na Venezuela e pede democracia

Xi Jinping afirmou durante conversa por telefone com o presidente americano que “as partes implicadas [EUA e Coreia do Norte] devem evitar declarações e ações que aumentem a tensão”. Também pediu para que ambas as nações mantenham um "rumo geral de diálogo, negociações e acordo político", destacou a CCTV.

De acordo com a agência oficial "Xinhua", o presidente da China ainda assegurou que seu país "está disposto a trabalhar com o governo dos Estados Unidos para resolver a questão", já que ambos compartilhariam o interesse de livrar a península coreana das armas nucleares e de manter a paz e a estabilidade na região.

Momento político

A conversa entre os dois líderes ocorreu em pleno momento de tensão com a Coreia do Norte, que ameaçou bombardear a ilha de Guam, um território controlado pelos Estados Unidos no Pacífico. Antes da conversa telefônica com Trump, o Ministério das Relações Exteriores da China também pediu ao governo americano e à Coreia do Norte que "abandonem o velho método de demonstração de poder".

Leia também: ONU: Estado Islâmico continua sendo uma ameaça, principalmente para a Europa

Segundo a TV estatal, o presidente dos Estados Unidos respondeu que as relações entre China e Estados Unidos se encontram em um estado de bom desenvolvimento, e ainda podem melhorar.

A Casa Branca também afirmou, em comunicado, que em um telefonema ao governador da ilha de Guam, Eddie Calvo, Trump reafirmou que as forças dos Estados Unidos estão preparadas para garantir a segurança da população local e do próprio país como um todo.

O presidente americano advertiu a Coreia do Norte na última sexta-feira (11) e afirmou que, se ocorrer qualquer ataque na ilha de Guam, o país "vai se arrepender de verdade, e vai se arrepender rápido" . Em sua conta no Twitter, Trump disse que "as soluções militares estão prontas para ser usadas caso a Coreia do norte atue de forma imprudente”. No mês de julho, Pyongyang realizou dois testes de mísseis balísticos intercontinentais capazes de atingir o território norte-americano.

*Com informações da agência Ansa

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!