Partido de Macron deve vencer primeiro turno das eleições legislativas na França
Reprodução/Twitter
Partido de Macron deve vencer primeiro turno das eleições legislativas na França

O primeiro resultado de boca de urna nas eleições legislativas da França mostram que o partido Em Marcha, do presidente Emmanuel Macron, obteve 32,6% dos votos, segundo o instituto Elabe para a emissora “BFM TV”. As eleições aconteceram neste domingo (11) no país.

Leia também: Procurador-geral dos EUA testemunhará sobre interferência russa nas eleições

Com esses resultados, os candidatos da sigla governista podem ter conquistado até 445 dos 577 assentos da Assembleia Nacional da França . De acordo com as pesquisas de projeção, pelo menos 47 milhões de eleitores foram às urnas neste domingo (11) para escolher os deputados que deverão comandar a casa legislativa nos próximos anos.

Ainda de acordo com as pesquisas de boca de urna, o partido conservador dos republicanos aparece atrás do Em Marcha, em segundo lugar, com cerca de 20% dos votos, o que dá entre 80 e 100 assentos.

Já a legenda ultradireitista Frente Nacional, da candidata derrotada à presidência Marine Le Pen, despencou nessas eleições legislativas e deve levar aproximadamente 14% dos votos (o que significa entre um e quatro assentos, contrariando a expectativa de obter ao menos 15 parlamentares e, assim, formar um grupo parlamentar).

Leia também: Trump acusa ex-diretor do FBI de ser "vazador" de informação e de mentir

O partido da esquerda radical francesa de Jean-Luc Mélenchon, França Insubmissa, por sua vez, ficaria próximo dos 11% nas urnas deste domingo, o que significa que terá entre 10 e 20 assentos na Assembleia Nacional.

Por fim, o Partido Socialista, do ex-presidente François Hollande, deve ficar com aproximadamente 9% dos votos deste fim de semana, tendo apenas 30 ou 40 deputados eleitos.

Em outra pesquisa boca de urna, desta vez realizada pelo institutp Ipsos-Sopra Steria para a "Radio France", o partido Em Marcha teve 32,2% dos votos contra 21,5% dos Republicanos, 14% do Frente Nacional e 13,2% do Partido Socialista, resultados não muito diferentes ao dado pela outra boca de urna. 

Leia também: Após derrota no Parlamento, May descarta renúncia e planeja 'novo governo'

Vale destacar que as projeções também indicam participação popular de 49%, número recorde de abstenção nas eleições legislativas na história recente da França.

*Com informações da Ansa e da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!