Pinguins encontrados mortos em praia em Florianópolis
Divulgação
Pinguins encontrados mortos em praia em Florianópolis

Dois  pinguins foram encontrados mortos na praia de Canasvieiras, em Florianópolis (SC). Os animais apresentavam sinais de tortura e maus tratos, de acordo com a Associação R3 Animal, a ONG que localizou os bichos.

Uma das aves estava com o crânio fraturado. A outra estava com uma corda no pescoço e uma pedra amarrada na outra extremidade, que é uma técnica usada para manter o animal submerso.

Os  pinguins foram encontrados em avançado estágio de decomposição. Apesar disso, as aves passarão por exame necroscópico. Os animais foram recolhidos pela Guarda Municipal de Florianópolis e levados ao Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3Animal).

Pinguin encontrado com corda no pescoço e uma pedra
Divulgação
Pinguin encontrado com corda no pescoço e uma pedra


Os animais são da espécie pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus). As aves foram encontradas quando a equipe da R3 Animal acompanhava o encalhe de uma baleia-jubarte morta, na Praia do Campeche.

"Em nosso trabalho de resgate e reabilitação de animais marinhos, às vezes, presenciamos cenas que são difíceis de entender e questionamos até onde vai a crueldade humana", afirmou a ONG, por meio de nota.

Você viu?

Poluição

Além disso, nesse sábado (7), 59 pinguins da mesma espécie foram encontrados mortos no trecho entre as praias das cidades de Passo de Torres e Araranguá, também em Santa Catarina, de acordo com a ONG Educamar.

59 pinguins foram encontrados mortos em praia de SC
Reprodução / Instagram
59 pinguins foram encontrados mortos em praia de SC


Segundo a instituição, a poluição é o principal fator que pode ter causado a morte dos animais . "[Pinguins] Adultos mortos são um forte indicador de causas humanas, como poluição e incidentes com o setor da pesca", escreveu a ONG nas redes sociais.

A organização acredita que as aves tenham chegado vivas à praia, mas não resistiram por falta de estrutura, como um centro de estabilização ou logística de transporte.


— Com informações de Agência O Globo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!