Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio
(Enem) que estiverem com Covid-19 ou com outras doenças infectocontagiosas previstas no edital, como a gripe, não devem comparecer ao local de prova
neste domingo (13).
Nestes casos, é possível solicitar a reaplicação da prova através da internet. A seguir, tire todas as suas dúvidas.
Quais doenças se enquadram?
De acordo com o edital do Enem, podem solicitar a reaplicação do exame candidatos diagnosticados com tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19.
Como se solicita a reaplicação do Enem?
A reaplicação da prova deve ser solicitada na Página do Participante em até cinco dias uteis após o último dia de aplicação das provas (20 de novembro).
Na solicitação, deverá ser anexado documento comprobatório de doença, que deve conter:
- nome completo do participante;
- diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e/ou o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10);
- assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.
Cada caso será analisado individualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que futuramente divulgará a data da prova substitutiva.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.