A Fundação Universitária para o Vestibular ( Fuvest ) lançou, nesta segunda-feira (4), o Guia de Carreiras para ingresso na Universidade de São Paulo ( USP ) em 2026.
Pela primeira vez, os candidatos poderão escolher uma entre duas propostas de redação na prova – uma dissertativo-argumentativa e outra de natureza narrativa. O segundo tipo é a novidade para este ano.
Outra mudança é que as provas deverão conectar diferentes áreas do conhecimento – sendo, portanto, mais interdisciplinares .
E, por último, como havia sido anunciado, todas as leituras obrigatórias serão de autoras mulheres (confira lista ao final da reportagem).
Publicado todos os anos, o Guia de Carreiras serve para orientar os estudantes sobre as formas de ingresso na USP, os cursos oferecidos e a vida na universidade. Também é possível encontrar a lista de carreiras e cursos oferecidos no próximo ano letivo.
As inscrições para o vestibular começam no próximo dia 18, às 12h, no site da fundação. A primeira fase será no dia 23 de novembro. Para os aprovados, a segunda fase ocorre nos dias 14 e 15 de dezembro.
A lista de aprovados em 1ª chamada para as mais de 8 mil vagas oferecidas na USP neste ano pela Fuvest será divulgada em 23 de janeiro de 2026.
Provas
Na 1ª fase, todos os alunos, independentemente do curso desejado, fazem a mesma prova, objetiva, com 90 questões.
Os aprovados na nota de corte – que muda conforme o curso – seguem para a segunda fase. No ano passado, por exemplo, os candidatos ao curso de medicina na ampla concorrência precisavam acertar 79 das 90 questões para passar para a segunda etapa.
A segunda fase é distribuída em dois dias . No primeiro dia, todos os alunos, independente do curso, fazem uma prova discursiva (aberta) com 10 questões de português e uma redação.
No segundo dia da segunda fase, os candidatos respondem 12 questões discursivas com temas de duas a quatro disciplinas, de acordo com o curso escolhido. No caso de ciências da natureza, por exemplo, as discursivas específicas são de temas relacionados a biologia, química e física. No caso de letras ou pedagogia, as específicas são de geografia e história.
Alguns cursos – como os de música – exigem, além dessas disciplinas, uma prova de competências específicas.
Leituras obrigatórias na Fuvest 2026
Confira a lista:
- Opúsculo Humanitário (1853) – Nísia Floresta
- Nebulosas (1872) – Narcisa Amália
- Memórias de Martha (1899) – Julia Lopes de Almeida
- Caminho de pedras (1937) – Rachel de Queiroz
- O Cristo Cigano (1961) – Sophia de Mello Breyner Andresen
- As meninas (1973) – Lygia Fagundes Telles
- Balada de amor ao vento (1990) – Paulina Chiziane
- Canção para ninar menino grande (2018) – Conceição Evaristo
- A visão das plantas (2019) – Djamila Pereira de Almeida