Os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino poderão saber se foram contemplados pelo Pé de Meia a partir dessa quarta-feira (20). A informação estará disponível no aplicativo gratuito Jornada do Estudante.
Pelo cronograma, o MEC efetuará o pagamento do Incentivo-Matrícula do programa Pé de Meia, no valor de R$ 200, de 26 de março a 3 de abril, conforme o mês de nascimento dos alunos. O valor será depositado em contas digitais abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal, nos nomes dos próprios estudantes.
Objetivos do programa
O programa do Ministério da Educação (MEC) foi regulamentado no começo do ano e tem como objetivo mitigar a evasão escolar de quem está em uma situação de vulnerabilidade social, por meio de uma poupança cumulativa ao longo dos três anos do ensino médio.
Para quem for selecionado neste primeiro momento, o MEC salienta que a lista não é definitiva, porque as informações estão sendo atualizadas pelas redes de ensino municipais, estaduais e do Distrito Federal, o que poderá resultar na inclusão de novos estudantes matriculados na rede pública de ensino durante o ano letivo.
Veja o calendário de pagamento
Data de pagamento | Mês de nascimento
- 26 de março | janeiro e fevereiro
- 27 de março | março e abril
- 28 de março | maio e junho
- 1º de abril | julho e agosto
- 2 de abril | setembro e outubro
- 3 de abril | novembro e dezembro
Como será o saque
No caso dos alunos menores de idade, o responsável legal precisa realizar o consentimento e autorizar o aluno a movimentar a conta. Esse processo deve ser feito em uma agência bancária da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Tem.
Para quem já tem 18 anos ou mais, a conta estará desbloqueada para utilização do valor recebido.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp