Agência Brasil

Página do Novo Fies
Marcello Casal Jr/Arquivo/Agência Brasil
Prazo já havia sido prorrogado por 30 dias anteriormente

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou por mais 30 dias o prazo para estudantes validarem as inscrições do Fundo de Financiamento Estudantil ( Fies ) nas faculdades e formalizarem os contratos com os bancos. A prorrogação, segundo o MEC, é para não prejudicar os estudantes diante das medidas de isolamento por causa do novo coronavírus (Sars-Cov-2).

É a segunda prorrogação do prazo de validação tomada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em 23 de março, o prazo foi prorrogado por 30 dias.

O Fies é o programa de financiamento estudantil para cursos superiores particulares. O financiamento pode ser a juros zero para estudantes com renda familiar de até três salários mínimos ou com taxas mais baixas para famílias renda de até cinco salários mínimos.

Na última quinta-feira (16), o ministério prorrogou também os prazos do Prouni pelo mesmo motivo. Na ocasião, o MEC afirmou que um novo edital com novas datas será publicado. 

Enem

Desde que as aulas foram suspensas, entidades da sociedade civil e secretários estaduais de Educação pediam que o ministério adiasse o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ). O MEC, porém,  foi irredutível na posição de manter as datas e  publicou os editais das provas digital e impressa já durante o período de isolamento físico.

No último sábado (18) a Justiça Federal de São Paulo determinou a alteração do calendário do Enem . O ministro Abraham Weintraub criticou a descisão e afirmou que vai recorrer .

    Leia tudo sobre: Fies Enem

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários