A primeira fase do vestibular da Universidade de São Paulo (USP), a Fuvest 2019, acontece neste domingo (25) em todo o estado de São Paulo. São mais de 8,3 mil vagas abertas entre 183 cursos de graduação da instituição.
Leia também: Qual a diferença entre Fies e Prouni?
Ao todo, 127.786 pessoas se inscreveram na prova da Fuvest 2019
, sendo 116.357 candidatos para as vagas e 11.429 treineiros, que farão o exame como um teste antes de se candidatarem oficialmente para algum curso. Ao todo, serão reservados 40% das cadeiras de cada curso para alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública.
Outras 2.785 vagas são oferecidas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), um processo seletivo que usa apenas a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e é realizado pela Reitoria de Graduação da USP
.
O que saber antes de ir
No dia da primeira fase do exame, que acontece amanhã, os portões serão abertos às 12h30 e fechados pontualmente às 13h, de acordo com o horário de Brasília. A prova terá cinco horas de duração e será aplicada em 35 locais diferentes em todo o estado. Para consultar os locais de realização da Fuvest, clique aqui .
Algumas regras em vigor no ano passado mudaram para o vestibular 2019. Além de olhar o documento oficial com foto e fazer o recolhimento da assinatura de cada candidato, a partir deste ano também usará o reconhecimento facial .
Na inscrição para a prova, os candidatos precisaram anexar uma foto com fundo sem detalhes e destacando o rosto, que não deveria ter nenhum acessório. Essa fotografia será comparada com uma imagem que será coletada no dia de provas, com o objetivo de evitar fraudes no vestibular .
Nessa fase, todos os candidatos realizam uma prova de conhecimentos gerais, com 90 testes, que incluem as disciplinas obrigatórias do ensino médio (biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química).
Para a segunda fase, a novidade fica por conta do número de dias reduzido. Até 2018, a segunda etapa da prova era realizada em três dias. Neste ano, entretanto, acontecerá em dois . No primeiro dia, os testes serão de português e redação, que permanece igual aos vestibulares anteriores, e, no segundo dia, a prova será de disciplinas específicas, ou seja, aquelas exigidas pela carreira escolhida.
Nessa prova específica, a quantidade de disciplinas requerida passou de duas a três para duas a quatro, a critério de cada unidade da USP.
Fuvest 2019: conheça os cursos mais concorridos
Entre as 15 carreiras mais concorridas, as vagas para medicina ocupam a primeira, segunda e terceira posição. O primeiro lugar fica para o curso em São Paulo que tem 115,2 candidatos por vaga, seguido também por medicina nos campus da USP em Ribeirão Preto (108,7) e em Bauru (86,9).
Psicologia e Relações Internacionais ficam com o quarto e quinto lugar entre as mais concorridas, com 61,8 e 51,5 candidatos por vaga, respectivamente.
Confira a lista completa dos 15 cursos mais concorridos:
- Medicina - 115,2
- Medicina – Ribeirão Preto - 108,7
- Medicina – Bauru - 86,9
- Psicologia - 61, 8
- Relações Internacionais - 51,5
- Curso Superior do Audiovisual - 47,2
- Medicina Veterinária - 41,8
- Psicologia – Ribeirão Preto - 41,1
- Design - 32,4
- Ciências Biomédicas - 32,4
- Publicidade e Propaganda - 29,6
- Jornalismo - 28,5
- Arquitetura – FAU - 27,6
- Artes Visuais - 27,4
- Direito - 25,8
Para conferir a relação candidato por vaga de todas as carreiras da Fuvest 2019 , clique aqui .