O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou nesta segunda-feira (19) os prazos de enquadramento e inscrições para o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2017. O edital com as diretrizes, procedimentos e prazos do exame foi publicado no Diário Oficial da União.
Leia também: Lista de espera do Sisu recebe inscrições até hoje; veja como se candidatar
As provas do Enade serão realizadas no dia 26 de novembro em todo o Brasil. A inscrição dos estudantes, que deve ser feita pelo coordenador do curso, começou nesta segunda-feira e vai até o dia 11 de agosto, e deve ser feita por meio da internet. Já o cadastro, que deverá ser feito diretamente pelos estudantes, vai de 14 de agosto a 26 de novembro.
Este é o primeiro ano em que os estudantes participam do processo de inscrição. O coordenador do curso continua sendo o responsável pela inscrição, mas cada aluno deverá realizar seu cadastro, informando suas especificidades. O estudante que cursa mais de uma graduação também deverá escolher, durante o cadastro, em que curso quer ser avaliado.
Leia também: Edição do Enem de 2017 terá o menor número de inscritos desde 2013
O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. Devem ser inscritos no exame os estudantes dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes dos cursos avaliados na edição, bem como estudantes irregulares. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores, ciclo que se repete a cada três anos.
Áreas avaliadas
Neste ano, serão avaliados os cursos de arquitetura e urbanismo; engenharia ambiental; engenharia civil; engenharia de alimentos; engenharia de computação; engenharia de controle e automação; engenharia de produção; engenharia elétrica; engenharia florestal; engenharia mecânica; engenharia química; engenharia; e sistema de informação.
Serão avaliadas ainda as licenciaturas nas áreas de artes visuais; educação física; letras - português e espanhol; letras - português e inglês; letras - inglês; música; e pedagogia. As licenciaturas e bacharelados em ciência da computação; ciências biológicas; ciências sociais; filosofia; física; geografia; história; letras - português; matemática; e química.
Leia também: Apenas 4 universidades privadas integram lista das 50 melhores do País
Também farão parte do Enade deste ano, os tecnólogos nas áreas de análise e desenvolvimento de sistemas; gestão da produção industrial; redes de computadores; e, gestão da tecnologia da informação.
* Com informações da Agência Brasil