Pantanal
Publicação
Os incêndios no estado estão destruindo a vegetação no Pantanal, além de ferir milhares de animais nativos da região

O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, decretou, nesta segunda-feira (14), situação de emergência no estado por conta dos incêndios no estado, principalmente na  região do Pantanal. Pelo menos 79 municípios e 1,4 milhão de hectares foram atingidos.


Reinaldo Azambuja afirmou que "a situação de emergência vai durar por 90 dias". "Isso fortalece ações conjuntas das Defesas Civil estadual e federal. Planos de trabalho vão nortear as ações de combate aos incêndios florestais em todos os 79 municípios, incluindo questões financeiras, de contratação de brigadistas, aluguel de aeronaves e até de custear equipes de outros estados que virão para trabalhar", complementou o governador.

A decisão foi tomada após a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil emitir um parecer técnico favorável à declaração de situação de emergência. Com a determinação, ficam dispensados de licitação contratos para comprar bens necessários às atividades de combate ao desastre ambiental, além da prestação de serviços e de obras relacionadas à operação, desde que possam ser concluídas em prazo máximo de 90 dias.

Os incêndios no estado estão destruindo a vegetação no Pantanal, além de ferir milhares de animais nativos da região. O número de focos de incêndio é o maior no Mato Grosso do Sul desde 1998, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) passou a monitorar as queimadas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!