Tamanho do texto

Animal ameaçado de extinção foi visto andando pelo Jardim Botânico da UFJF e também próximo a um hotel; ele ainda não foi capturado

Onça-pintada
Pedro Nobre/UFJF
Onça-pintada foi flagrada passeando no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Uma onça-pintada rara e ameaçada de extinção foi flagrada passeando em frente a um hotel no bairro São Dimas, em Juiz de Fora, na última semana. Nesta terça-feira (30), um professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), voltou a registrar a presença do animal no Jardim Botânico da cidade.

Leia também: Conheça o ligre, híbrido de leão e tigre que é o maior felino do mundo

Responsável pela administração do Jardim Botânico, a UFJF havia publicado em suas redes sociais um vídeo de uma onça-pintada (assista abaixo). A presença do felino, inclusive, causou o fechamento temporário do local. Não se sabe se era a mesma onça, mas tudo indica que sim, já que o hotel é localizado próximo à Mata do Krambeck, onde fica o Jardim Botânico.

Recepcionista do hotel e um dos poucos a presenciar o animal (assista abaixo), Nélson Dias contou, em entrevista ao jornal MG1 , qual foi sua reação no momento. "Foi um pouco espantoso. Eu tive o privilégio de ver ao vivo. Ela teve curiosidade, atravessou o asfalto e veio trazer essa linda imagem do animal que é tão difícil", afirmou.

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (2), a pró-reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia Coimbra, atestou a veracidade das imagens. Além disso, a partir desta quinta chegarão à universidade dois profissionais do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap).

Leia também: Cobra vidente? Cientistas descobrem réptil com três olhos funcionais; veja

O objetivo da UFJF é capturar o animal no menor tempo possível. Para ajudar nas orientações de segurança aos moradores próximos à mata, cerca de 30 educadores ambientais chegaram no J ardim Botânico nesta quinta. Eles vão de casa em casa para tirar dúvidas dos residentes e orientar sobre os riscos para as pessoas e o animal.

Onça-pintada
Pedro Nobre/UFJF
Onça-pintada está sendo procurada por autoridades locais

Leia também: Vaca misteriosa passeia pela cidade e intriga moradores do ABC Paulista; assista

De acordo com a UFJF, existem apenas 280 espécies da onça-pintada vista nas ruas de Juiz de Fora na Mata Atlântica, que cobre parte do país da região Sul à Nordeste. A universidade pede ainda que, caso algum morador veja o felino, entre em contato com o Corpo de Bombeiros (193) e Polícia Militar de Meio Ambiente (190 e 3228-9050).