Tamanho do texto

Raro cruzamento as entre duas espécies, animal não possui genes que atuam na produção dos hormônios inibidores do crescimento; Hercules, um ligre que vive nos EUA, entrou para o Guinness como o maior felino do mundo

Tigre e Ligre
Reprodução
Híbrido entre leão e tigre, ligre é considerado o maior felino do mundo

Conhecido como o maior felino do mundo, o ligre é resultado do cruzamento entre um leão macho e um tigre fêmea. Ele é um animal híbrido, ou seja, é filho de pais de espécies diferentes. O espécime híbrido mais popular no Brasil é a mula, que vem do cruzamento de um jumento e uma égua.

Leia também: Leoa morde e quase arranca braço de turista na África do Sul; assista

Por conta de ter genes de dois animais diferente, o ligre tem algumas particularidades: como todo híbrido, muitos acabam morrendo logo após nascerem. Os ligres machos também são estéreis e não podem procriar. Já as fêmeas conseguem engravidar. Esses animais também são extremamente propensos a condições como nanismo, síndrome de down e outros doenças congenitas

A característica mais particular dessa espécie, no entanto, é não possuir o código genético que atua na produção dos hormônios inibidores do crescimento, uma vez que o leão  recebe esse gene da mãe, enquanto o tigre recebe do pai.

Por conta disso, os ligres podem atingir tamanhos impressionantes. De acordo com alguns pesquisadores, esse animal continua crescendo por toda a vida, mas isso não foi comprovado, uma vez que a espécie é extremamente rara. A família dos felinos é uma das mais suscetíveis aos híbridos. Outras espécies como o tigreão (tigre macho com leõa), o pumapardo (puma e leopardo), o leopon (leopardo macho e leõa) e jagaleão (onça pintada macho com leõa) já foram registradas.

Ainda que a maioria dessas espécies tenham nascido em zoológicos, safaris e outros ambientes controlados, a criação de híbridos não é recomendada por especialistas e defensores dos animais, por conta da saúde frágil desses animais. Muitos países inclusive já proibiram a geração de felinos híbridos.

Ligre Hercules é o maior felino do mundo

Ligre Hercules
Reprodução
O ligre Hercules, considerado o maior felino do mundo, vive em uma reserva nos Estados Unidos

Se os ligres já são a maior espécie de felino do mundo, um deles reina absoluto como detentor do recorde mundial de maior animal desta família já registrado:  Hercules , que vive em uma reserva na Carolina do Sul, Estados Unidos, foi registrado em 2014 no Guinness Book.

Hercules pesa  418,5kg e mede 3,3m de comprimento. Com as quatro patas no chão, o animal tem 1,24m de altura. O ligre é famoso nos Estados Unidos e já participou de vários programas de televisão. Recentemente, ele fez uma "turne" em Londres.