Tamanho do texto

Marinha norueguesa afirmou que baleia beluga encontrada carregando armação de filmagem pode ter escapado de instalação militar da Rússia

baleia espiã russa
Reprodução/Norwegian Direcorate of Fisheries Sea Surveillance Unit
Baleia encontrada na Noruega pode ser espiã russa

Pescadores noruegueses fizeram uma descoberta peculiar na última semana. Após uma baleia aparecer na pequena vila de Inga, um detalhe revelou que o animal pode ser, na verdade, uma ‘espiã’ russa. Segundo as autoridades, uma armação criada para levar uma câmera e que estava presa à baleia pode indicar que ela tenha escapado de uma instalação militar.

Leia também: Experimento chinês controverso implementa genes de seres humanos em macacos

Um marinheiro avistou o animal no dia 22 de abril, enquanto navegava pelo Ártico da Noruega. Na última sexta (26), o pescador Joar Hesten pulou na água para retirar a armação da baleia. "Nós íamos colocar as redes na água quando vimos a baleia nadando entre os barcos. Quando ela veio até nós e nos aproximamos, vimos que ela tinha um tipo de coleira", afirmou o pescador ao canal norueguês NRK .

Leia também: Austrália trava guerra contra gatos e pretende matar 2 milhões até o ano que vem

As suspeitas aumentaram ainda mais quando puderam ser lidas as palavras “equipamento de São Petersburgo” grafadas na coleira. Além disso, segundo os pescadores, a baleia era mansa e parecia estar acostumada com a presença de humanos.

“Se esta baleia vem da Rússia , e há fortes razões para acreditar nisso, quem fez isto não foram cientistas russos, mas sim a Marinha”, disse Martin Biuw, do Instituto de Pesquisa Marinha da Noruega , ao jornal britânico The Guardian .

Leia também: Olha a selfie! Gorilas posam em pé ao lado de cuidador e viralizam na internet

A Rússia mantém instalações militares importantes na cidade portuária da península de Kola. Apesar disso, até o momento, não foi comprovado se a baleia foi treinada para ser uma espiã em território norueguês.