gatos selvagens austrália
Reprodução/Potawatomi Zoo
Autoridades australianas oferecem recompensa a moradores por pelos de gatos selvagens

Crocodilos, leões e cobras: diversos animais – principalmente os selvagens – são considerados ameaças e associados constantemente a situações de perigo. Mas, certamente, os gatos não estão nesse grupo, certo? A Austrália não pensa assim. O país declarou guerra aos felinos e informou que pretende matar cerca de dois milhões até o ano que vem.

Leia também: Gato-do-mato é resgatado pela Polícia Militar Ambiental no interior de São Paulo

A decisão foi tomada devido à preocupação das autoridades com a vida de outros animais: segundo estudos australianos, dentre as 29 espécies de mamíferos que foram extintas nos últimos 200 anos, 28 desapareceram por causa dos gatos , principalmente os que vivem em bandos nas ruas.

Leia também: Olha a selfie! Gorilas posam em pé ao lado de cuidador e viralizam na internet

Para capturar os felinos , o governo federal chega a usar iscas com venenos e existe até um aplicativo chamado FeralCatScan, que pode ser usado pelos moradores a fim de avisarem as autoridades sobre regiões tomadas pelos gatos. Em alguns estados, como Queensland, no nordeste da Austrália , há um conselho que oferece uma recompensa de dez dólares (quase R$ 40) por pelo de gato selvagem.

Leia também: Caçador ilegal morre pisoteado por elefante e tem corpo devorado por leões

De acordo com as autoridades, os felinos seriam “assassinos naturais” e a maior ameaça às espécies nativas do país, como pequenos roedores, marsupiais e aves autóctones. Apesar de a decisão ter sido tomada visando à preservação de outras espécies, movimentos globais de proteção aos animais se mobilizaram para gerar petições online, a fim de barrar o abate dos gatos .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!