Quem conhece o trabalho da Polícia Militar Ambiental sabe que a flora e fauna têm um "190" para chamar de seu. Ao todo,  são 2.200 homens e mulheres que trabalham dia e noite para que tudo ande dentro da mais perfeita calma, digna das matas habitadas apenas pelos animais silvestres. 

Leia também: Caçadora e traficante de macacos é detida duas vezes no mesmo dia em SP

Gato-do-mato resgatado pela Polícia Militar Ambiental
Reprodução
Gato-do-mato resgatado pela Polícia Militar Ambiental

Na última sexta-feira (15), a Polícia Militar Ambiental recebeu a ligação do proprietário de um sítio em Nazaré Paulista, interior de São Paulo. O homem alertava que um gato-do-mato estava dentro de sua propriedade na área rural da cidade, no bairro Guavirituva.

"Recebemos o chamado e rapidamente acionamos também a Associação Mata Ciliar. Eles possuem veterinários e como a gente não tinha certeza do cenário, marcamos um ponto de encontro e fomos para esse sítio", afirma o Tenente Bravo.

Quando os PMs chegaram ao local, o felino já havia sido capturado e estava dentro de uma caixa. "O ideal é evitar o contato com um animal silvestre, ainda mais em estado bravio. Mas nesse caso, ele estava bem debilitado e foi rapidamente capturado. O homem encontro o gato deitado perto da casa e fez a captura", segue o Tenente.

Leia também: Polícia Militar Ambiental resgata onça parda encontrada em recepção de fábrica

Aparentemente, o gato-do-mato não tinha nenhum ferimento, mas estava bem fraco e de acordo com o Policial, ele poderia ter comido alguma coisa que tenha feito mal. "Cada vez mais, esse tipo de animal tem se aproximado de regiões habitadas. Eles possuem dificuldade de conseguir alimento e mexem em lixeiras, isso pode acabar afetando de alguma maneira.".

Segundo o Tenente Bravo, o jovem animal vai ficar sob os cuidados da Associação Mata Ciliar. "Ele vai receber tratamento, vão apurar o que ele tem e depois de reabilitado, ele vai ser reintroduzido ao seu habitat. O gato-do-mato é típico do nosso bioma, na região bragantina. É um animal muito arisco e por isso é difícil de ser visto, mas sempre ouvimos relatos de sua presença", finaliza o Tenente Bravo.

Leia também: Polícia Militar Ambiental acolhe filhote de onça resgatado no interior de SP

Saiba como acionar a Polícia Militar Ambiental:

1- Pelo celular, através do aplicativo Denúncia Ambiente, disponível para Android  http://bit.ly/DenuncieAmbienteAndroid e IOS   http://bit.ly/DenuncieAmbienteIOS

2- Pelo site:   http://denuncia.sigam.sp.gov.br/

3- Por e-mail:   ambientaldenuncias@policiamilitar.sp.gov.br

4- Por telefone: consulte o número da unidade mais próxima  Polícia Militar Ambiental :   http://bit.ly/LocalizeAmbiental

Assista ao vídeo do resgate do gato-do-mato:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!