O Japão divulgou uma imagem ainda nunca vista do solo lunar nesta quinta-feira (25). A fotografia foi tirada pela sonda não-tripulada "SLIM", que pousou na Lula na sexta-feira (19), tornando o Japão o quinto país do mundo a conseguir chegar ao satélite natural da Terra.
De acordo com a Agência Espacial Japonesa (Jaxa), a sonda conseguiu fotografar e transmitir dados através de um robô ejetável. Outras informações captadas ainda estão sendo averiguadas pelos cientistas.
A Jaxa afirmou que os dados do módulo foram recebidos em menos de 3 horas após o pouso.
A sonda SLIM (módulo de pouso inteligente para investigar a Lua, na sigla em inglês) pousou por volta das 12h20 do horário de Brasília em superfície lunar.
Antes do pouso, a agência emitiu um comunicado afirmando que "o sucesso dessa missão assinalaria a transição de uma era de 'aterrissar onde pudermos' para uma era de 'aterrissar onde quisermos' em futuras missões lunares".
O SLIM tem cerca de 1,7 metro de comprimento, 2,7 metros de largura e 2,4 metros de altura.
Esta foi a primeira tentativa do Estado japonês de conduzir uma alunissagem (termo usado para se referir a pouso lunar). Entre 2007 e 2009, o país realizou uma missão orbital bem-sucedida de mapeamento lunar com a espaçonave Selene (ou Kaguya).
Essa, contudo, não é a primeira tentativa japonesa de pousar na Lua: em abril do ano passado, a empresa privada Ispace falhou na tentativa de chegar à superfície lunar, através de seu módulo Hakuto-R Mission 1 (M1).