Asteroide foi descoberto há apenas um mês e tem o tamanho entre 53 metros e 120 metros
Divulgação/Nasa
Asteroide foi descoberto há apenas um mês e tem o tamanho entre 53 metros e 120 metros

Segundo as informações da NASA (National Aeronautics and Space Administration), o asteroide 2020 QL2, uma rocha espacial considerada potencialmente perigosa , vai passar perto da Terra nesta segunda (14).

De acordo com um relatório da Express UK, o asteroide foi visto pela primeira vez em agosto deste ano e, mais recentemente, no início de setembro.

O asteroide deverá voar a uma velocidade de quase 38.620 km/h (24.000 mph) e chegar a uma distância de 6,8 milhões de quilômetros (4,2 milhões de milhas). Atualmente, ele está viajando a 10,5 quilômetros por segundo (6,52 milhas por segundo).

O QL2 é considerado "potencialmente perigoso" pela NASA, por causa de seu tamanho e proximidade com a Terra. Entretanto, segundo a agência espacial, quase não há chances da rocha atingir o planeta, pois, se continuar a seguir seu caminho atual, o asteroide passará a uma distância cerca de dez vezes a longitude entre a Lua e a Terra.

Segundo a NASA, o tamanho do asteroide pode ser algo entre 53 metros (174 pés) e 120 metros, do tamanho de um campo de futebol. 

O QL2 faz parte do grupo de cometas que cruzam a Terra com período inferior a 200 anos e com semi-eixos maiores maiores que o da Terra. Isso o torna uma das rochas potencialmente maiores na lista de Objetos Próximos à Terra (NEO) da agência espacial.

Ainda segundo o relatório da NASA, até setembro de 2044, o asteroide 2020 QL2 vai se aproximar da Terra e da Lua mais 10 vezes. A previsão da próxima passagem será no dia 11 de maio do próximo ano.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!