Flash de luz atinge Lua durante eclipse total e instiga cientistas
Reprodução/Griffith Observatory/The New York Times
Flash de luz atinge Lua durante eclipse total e instiga cientistas

Pela primeira vez, astrônomos podem ter gravado o momento exato em que um meteoro colidiu com a Lua durante um eclipse lunar, que aconteceu na madrugada da última segunda-feira (20) . Um breve flash de luz próximo à superfície da Lua foi percebido, quando o satélite assumiu tom avermelhado, por volta das 3h (horário de Brasília).

Quem flagrou o momento foi o astrônomo Anthony Cook, do Observatório Griffith de Los Angeles, que transmitiu o eclipse. De início, o rápido brilho que surgiu próximo ao satélite foi entendido por Cook como apenas um defeito da câmera, provocado pela lente. Porém, com o tempo, imagens do fenômeno começaram a circular pelas redes sociais e especialistas do mundo inteiro chegaram à conclusão de que a única explicação possível era de que algo havia colidido com a Lua .

O impacto não foi exatamente o feito inédito, mas sim a captura dele em plena ‘ Super Lua de Sangue de Lobo’ . Há bilhões de anos, corpos celestes colidem com o satélite com significativa frequência. Porém é rara a captura de um desses impactos, ainda mais durante um eclipse.

"Eu não ouvi falar de ninguém que tenha visto um impacto como este antes durante um eclipse lunar ", disse Sara Russell, professora de ciências planetárias do Museu de História Natural de Londres, ao The New York Times .

Segundo Justin Cowart, estudante de graduação em geociências da Universidade Stony Brook, em Nova York, a colisão do meteoro com a Lua aconteceu em algum lugar ao sul da jovem e brilhante cratera Byrgius. O Orbitador de Reconhecimento Lunar da Nasa, uma espaçonave robótica que orbita o satélite, pretende localizar a nova cratera e descobrir o tamanho do objeto que atingiu a Lua e o momento em que isso ocorreu. Cowart acredita que tem "provavelmente o tamanho de uma bola de tênis".

Leia também: Como Cristóvão Colombo conseguiu ganhar comida com fenômeno da 'Lua de Sangue'?

O eclipse lunar total pôde ser acompanhado pelos brasileiros na madrugada desta segunda-feira (21), quando Sol, a Terra e a Lua se alinharam e o planeta fez sombra sobre o satélite. O fenômeno foi similar ao ocorrido em julho do ano passado, mas foi observado por mais tempo, em todas as cidades do País desta vez.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!