
Um ciclone extratropical deve se formar entre sexta-feira (09) e domingo (11) entre a Argentina e o Uruguai, avançando pela região do Rio da Prata. Com a chegada do sistema no Brasil, a previsão é de aumento da instabilidade e risco de temporais isolados no Sul, de acordo com análise da MetSul.
A baixa pressão começa a se intensificar na sexta-feira (09) sobre o norte e o nordeste da Argentina, avançando para o Uruguai com chuva forte e tempestades severas. No sábado (10), o sistema se aprofunda na região do Rio da Prata e no Sul do Uruguai, próximo a Montevidéu, originando o ciclone com pressão central próxima de 997 hPa e com chuva intensa.
No domingo (11), o ciclone inicia deslocamento para leste, em direção ao oceano ao Sul do Rio Grande do Sul, enfraquecendo rapidamente e elevando a pressão no centro do sistema.
A previsão indica que será um ciclone de curta duração e menor dimensão, sem grande intensificação, diferente de fenômenos extratropicais tradicionais de latitudes médias.
Esse sistema mais fraco ocorre pelo contraste entre massas de ar quente e frio, mas sem presença de ar frio mais intenso, o que limita sua força.
Efeitos no Sul do Brasil
Como o ciclone não deve atravessar o Sul do Brasil e não apresenta previsão de grande intensidade, os efeitos na região serão secundários, com aumento da instabilidade pela queda de pressão atmosférica e presença de ar quente.
Entre sexta-feira e domingo, a região Sul terá períodos de sol com nuvens, mas com formação de áreas de chuva forte em pontos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com risco de temporais isolados com vento e granizo.
No sábado, o padrão se mantém, com avanço de frente associada ao ciclone e possibilidade de chuva forte isolada e tempestades localizadas.
No domingo, a frente leva chuva ao norte e nordeste do Rio Grande do Sul no início do dia e, ao longo do dia, a Santa Catarina e ao Paraná, podendo ser forte em alguns pontos. Na maior parte do território gaúcho, o tempo melhora ao longo do domingo, com sol aparecendo, enquanto na metade sul do estado há previsão de chuva isolada intercalada com períodos de abertura.
Modelos indicam vento forte localizado no Rio Grande do Sul até sábado, mas associado a temporais isolados e de curta duração, não a vento contínuo do ciclone.
Também podem ocorrer temporais isolados no Mato Grosso do Sul e em São Paulo, mas com efeitos indiretos e sem relevância significativa ligados a este sistema. A MetSul ainda informa que não há possibilidade de repetição do evento registrado em São Paulo no mês de dezembro.