
Motoristas de ônibus de São Paulo paralisaram o serviço nesta terça-feira (09) devido ao atraso no pagamento do 13º salário, segundo o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário. O fim da greve foi encerrada após o prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciar a retomada do serviço, em acordo com as empresas.
Nunes afirmou, após reunião com representantes das concessionárias e sindicato, que o serviço será retomado imediatamente. Segundo ele, as empresas se comprometeram a regularizar o pagamento do 13º aos funcionários até o dia 12.
“As [empresas] que não honrarem esse compromisso, no dia 13, eu começo o processo de caducidade. Não vamos aceitar empresa que não cumpra com o pagamento dos colaboradores”, declarou o prefeito.
O sindicato confirmou ao Portal iG a paralisação que causou transtornos no trânsito e impactou a rotina de milhares de paulistanos.
Os 1.486,1 km de congestionamento registrados às 19h chegaram a bater o recorde do ano de lentidão na capital paulista.

Em nota, a Secretaria Especial de Comunicação de São Paulo informou que os repasses às empresas de ônibus estão em dia.
A Secretaria também informou que pagamento do 1 3º salário é responsabilidade das concessionárias e foi registrado um Boletim de Ocorrência contra as empresas que paralisaram o serviço sem aviso prévio.
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, disse em vídeo publicado que os empresários do setor de ônibus são “irresponsáveis”, anunciou que adotará medidas administrativas e judiciais para garantir o cumprimento das obrigações trabalhistas e pediu que motoristas e cobradores encerrem a paralisação.
Nas redes sociais, passageiros manifestaram apoio aos motoristas, mas desaprovaram o horário que a greve iniciou. Uma usuária do X(antigo Twitter) disse: "Sempre do lado da classe trabalhadora. Mas essa greve surpresa de ônibus no período de volta para casa é uma safadeza sem tamanho".
Outro usuário disse: "Todo trabalhador tem o direito de fazer greve, anunciando antes, mas o que os sindicatos e motoristas de ônibus fizeram hj em SP é uma baita sacanagem, greve que começa às 16h, o trabalhador cansado, volta para casa como????"
Nota da prefeitura
A Prefeitura de São Paulo informou que o Rodízio Municipal de Veículos para carros foi suspenso nesta terça-feira (09). Confira o comunicado na íntegra:
"A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informa que o Rodízio Municipal de Veículos está suspenso para carros nesta terça-feira (09/12), em razão da greve de ônibus. A suspensão do Rodízio vale para o pico da tarde (17h às 20h)."
O Portal iG procurou o sindicato para comentar o fim da paralisação, mas até a última atualização desta matéria não obteve retorno.