Bombeiros interromperam os trabalhos após risco de prédio em chamas desabar
Reprodução: TV Globo - 12/07/2022
Bombeiros interromperam os trabalhos após risco de prédio em chamas desabar

Começou hoje (16) a preparação para a obra de demolição do prédio de dez andares incendiado na Rua Barão de Duprat, na região da Rua 25 de março, conhecida pelo comércio popular em São Paulo.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro, neste sábado terá início a parte de proteção da obra, com tapumes e instalação do canteiro, que são serviços preliminares. O trabalho na parte interna será feito somente após a finalização da perícia. O secretário falou com a imprensa após vistoria realizada no prédio.

"A estrutura está em bom estado ou, pelo menos, não oferece risco de ruptura imediata, ou sem aviso. Isso permite que a perícia já esteja lá dentro realizando os trabalhos", explicou. Ele disse que foi possível acessar todos os andares do edifício e que a estrutura se encontra bem resfriada. "Nós tínhamos uma dúvida de até que andar conseguiríamos chegar em função de temperatura, em função de gases", apontou.



Com a liberação da equipe de perícia, será feita a limpeza da área interna. "A gente tem muito detrito, muitas paredes em risco de queda", disse, destacando que é necessário dar condições de segurança para os operários.

"Temos a situação da alvenaria que está para as lojas mais baixas [ao lado], numa situação mais crítica, então tem que fazer a proteção com bandejas para que alguma queda não fira alguém que esteja passando. Só depois começa o trabalho [de demolição]", detalhou o secretário.

Monteiro explicou ainda que não vai ser necessário utilizar grande maquinário para a demolição, o que trará menos transtornos ao entorno. "A demolição vai ser feita com equipamentos menores, por dentro do edifício", explicou.

Ele acrescentou que será feito o escoramento de alguns pontos do edifício, os quais foram identificados pelos técnicos, que são mais delicados. "Não vai ser da construção toda". Segundo o secretário, duas lojas que ficam ao lado do prédio incendiado devem permanecer fechadas.


Incêndio


O incêndio na Rua Barão de Duprat começou no domingo (10), por volta das 21h, e só foi extinto na quinta-feira (14). No local, funcionam cerca de 4,2 mil lojas e circulam por dia entre 150 mil e 300 mil pessoas, a depender da época do ano.

O fogo começou no térreo do edifício de dez andares e atingiu outros imóveis. Duas lojas e parte do prédio da Paróquia Ortodoxa Antioquina da Anunciação a Nossa Senhora foram destruídos. Ela é a primeira igreja ortodoxa no Brasil e data de 1904.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários