
O Governo do Estado do Rio de Janeiro chegou, nesta sexta-feira (28), ao quinto dia consecutivo da Operação Barricada Zero, com novas ações na Cidade Alta, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e em outros três municípios da Baixada Fluminense. Desde o início da força-tarefa, já foram retiradas mais de 1.800 toneladas de obstáculos instalados por organizações criminosas de diferentes facções.
Coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), a operação atua na remoção de bloqueios e na recuperação de vias afetadas, com apoio da Polícia Militar, da Polícia Civil e de equipes de infraestrutura do estado.Na última quinta-feira (27), foram retiradas 658 toneladas de barricadas, somadas às 1.500 toneladas acumuladas desde segunda-feira (25), primeiro dia da ação.Nesta sexta, as frentes de trabalho continuam na Cidade Alta e em comunidades do entorno. Também há operações simultâneas em Nova Iguaçu, Japeri e São Gonçalo, cidades do estado do Rio de Janeiro. As equipes ainda retornaram à Cidade de Deus, Campinho e Fubá para manutenção e pavimentação de vias.– Estamos firmes no compromisso de devolver as ruas à população. Nenhum bloqueio ilegal vai impedir o avanço das forças do Estado. Vamos seguir trabalhando todos os dias para garantir o direito de ir e vir, com a presença do poder público em cada comunidade – disse o governador Cláudio Castro (PL).Na Cidade Alta, oito veículos incendiados que eram usados como barricadas foram retirados. A Polícia Militar também prendeu dois criminosos armados com dois fuzis durante um cerco do 16º BPM (Olaria), na Estrada do Porto Velho, em Cordovil.

Confrontos e apreensões
Durante a manhã de quinta-feira (27), houve confronto entre criminosos e policiais nas comunidades do Campinho e do Fubá. A Polícia Militar chegou a fechar preventivamente a Avenida Brasil por aproximadamente uma hora para proteger moradores da região. A via foi reaberta após a estabilização do terreno.
Nesta sexta-feira (28), a operação atua em diferentes pontos: no Rio de Janeiro, em “Cidade Alta e adjacências”; em Nova Iguaçu, nos locais “Buraco do Boi” e “Dom Bosco”; em Japeri, em “São Simão” e “Caixa D’Água”; e em São Gonçalo, em “Jardim Catarina”, todos no estado do Rio de Janeiro.