Após cerimônia de posse dos 70 deputados estaduais eleitos no Rio de Janeiro na Assembleia Legislativa (Alerj) nesta quarta-feira , o clima esquentou com a disputa para ocupar o cargo da presidência da casa legislativa.
Rodrigo Bacellar e Jair Bittencourt, ambos do PL e integrantes do primeiro escalão do governo de Cláudio Castro, brigam pela presidência da Alerj.
Essa será a primeira prova de fogo de Cláudio Castro em seu governo, já que seu secretariado foi nomeado em consideração a Bacellar no comando da Alerj.
O governador se reuniu com 42 parlamentares que se comprometeram a votar em Bacellar, atual secretário estadual de Governo, mas com a candidatura de Bittencourt o jogo se reordenou.
Em caso de vitória de Bacellar, a Mesa Diretora será formada com Pedro Brazão (União), Tia Ju (Republicanos), Doutor Deodalto (PL), Valdecy da Saúde (PL), Pedro Ricardo (PP), Val Ceasa (Patriota) e Giovani Ratinho (Solidariedade). E Rodrigo Amorim (PTB) deve ser o indicado para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Em caso de vitória de Bittencourt não há composição definida, porém Célia Jordão (PL) e um integrante do PT teriam vaga na Mesa e a presidência da CCJ ficaria com o PL.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.