A fachada da creperia La Putaria, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro
Divulgação - 02.06.2022
A fachada da creperia La Putaria, em Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou uma medida que proíbe a creperia La Putaria, em Ipanema, Zona Sul do Rio , a vender alimentos com formato de genitálias humanas e partes do corpo humano a menores de 18 anos. A decisão inclui também a proibição de letreiros e da exposição dos produtos em locais e vitrines de fácil visualização pelos consumidores no exterior dos estabelecimentos. A decisão foi publicada no Diário Oficial de União (DOU) desta quarta-feira (1º). Com uma proposta curiosa, a creperia La Putaria forma filas diárias para a venda de waffles e crepes em formato de órgãos sexuais. Só em uma rede social, o perfil soma cerca de 160 mil seguidores.

"O Brasil é o único país do mundo onde existem esses problemas. Há cópias semelhantes na Europa e em outros países da América Latina. Em nenhum deles acontece, porque as pessoas são adultas e não usam isso para visões políticas. É algo triste e inédito em 2022. Nossos advogados estão analisando essa censura anti-liberdade de expressão", lamenta o austríaco Robert Kramer, que trouxe a marca para o Rio ao lado da namorada, a empresária Juliana Lopes, e completa: "Nós não vendemos para menores de 18 anos, então essa proibição não nos afeta nem ao nosso negócio."

A medida é assinada pela diretora substituta Laura Tirelli, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), e destaca que o estabelecimento precisa fixar cartazes informando sobre a restrição de acesso à loja, na Rua Visconde de Pirajá, bem como de venda dos produtos a menores de 18 anos. O texto inclui outras lojas no país, como o Ki Putaria, em Salvador (BA); Assanhadxs Erotic Food, em São Paulo e La Pirokita, em Maringá (PR). O La putaria tem unidades também em Lisboa, em Portugal, e em Belo Horizonte (MG).

No Rio, o letreiro aparece coberto em algumas publicações compartilhadas nas redes sociais nesta quinta-feira. Kramer, no entanto, explica que o fato deve-se a uma reforma após a placa ser danificada, iniciada antes da proibição. Segundo antecipou o blog do jornalista Ancelmo Gois, a decisão foi publicada após a Secretaria do Consumidor ser acionada pela Associação de Moradores e Amigos de Ipanema (AMAI-Ipanema) em conjunto com a Câmara de Dirigentes Lojistas da Cidade do Rio.

Para justificar a decisão, o documento cita a "implementação de medidas voltadas à proteção dos consumidores, em especial dos hipervulneráveis, em prol da tutela dos princípios basilares do Código de Defesa do Consumidor, ligados à tutela do direito à vida, à saúde e à segurança", além de estabelecer multa diária de R$ 500 em caso de descumprimento das regras, assim como da não apresentação da justificativa em até cinco dias a partir da notificação.

Exemplos de crepes da La Putaria, que abrirá em Ipanema
Divulgação - 02.06.2022
Exemplos de crepes da La Putaria, que abrirá em Ipanema

"La Putaria nem é uma palavra portuguesa, mas espanhola e pode significar muitas coisas. 99% das pessoas riem e acham engraçado. É triste que 1% esteja usando seu tempo para tentar nos fechar em vez de se concentrar em questões reais, como desigualdade, corrupção e crime", afirma o austríaco.

Depois de formar filas de clientes em Lisboa, onde moram, Juliana e Kramer resolveram trazer a marca para o Brasil. Inauguraram a primeira loja em Belo Horizonte, cidade natal de Juliana, em janeiro deste ano, e enfrentaram polêmicas on-line, principalmente por causa do nome, que logo cessaram. Aqui no Rio, a abertura da unidade ocorreu há quase um mês, em 1º de maio.

Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o  perfil geral do Portal iG.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!