
A MetSul Meteorologia alerta para a chegada de um novo sistema de tempestades que deve atingir o Sul e o Sudeste do Brasil nesta sexta-feira (12) e durante o fim de semana.
O cenário envolve chuva forte a intensa, altos acumulados e temporais isolados com risco de vento e granizo.
Baixa pressão intensifica instabilidade na região
Uma área de baixa pressão vai se aprofundar sobre o Paraguai, favorecendo a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical e áreas de forte instabilidade.
O sistema avança para o Sul do Brasil entre sábado (13) e domingo (14), deslocando-se de Oeste para Leste, antes de seguir para o oceano. Os dados atuais não apontam para a formação de um ciclone extratropical.
A passagem desse centro de baixa pressão deve provocar chuva volumosa e tempestades com potencial para transtornos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, e a área considerada de risco é ampla, incluindo partes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Região Sul
A instabilidade avança rapidamente pelo Sul do país, com tempestades previstas para diversas áreas entre sexta e domingo.
O Paraná está na zona de maior risco, enquanto Santa Catarina deve registrar chuva em grande número de municípios, embora com menor chance de tempo severo.
No Rio Grande do Sul, a chuva prevista entre hoje e sábado na Metade Sul não está ligada ao sistema principal, mas sim a áreas instáveis vindas do Uruguai. No Noroeste e Norte gaúchos, os acumulados tendem a ser menores.
Região Sudeste
Em São Paulo, as instabilidades chegam ainda nesta sexta (12). No fim de semana, novas tempestades se formam e se deslocam pelo estado, impactando principalmente o Oeste, Centro, Sul e Leste paulista, áreas com maior potencial de tempo severo.
Região Centro-Oeste
No Mato Grosso do Sul, especialmente no extremo Sul, há risco elevado de temporais devido ao avanço da baixa pressão que se organiza sobre o Paraguai e segue em direção ao território brasileiro.
Projeções de chuva
Os modelos WRF, com base nos dados norte-americano GFS e europeu, apontam acumulados elevados até 21h de domingo (14) nas regiões mais afetadas pelo sistema.