Uma aeronave de pequeno porte caiu na tarde deste sábado (1º) na zona rural de Fátima, região central do Tocantins, resultando na morte de duas pessoas . O piloto, identificado como Diomedio Aires da Silva Filho, de 56 anos, morreu ainda no local do acidente. Já o passageiro, José Rosário Carneiro de Oliveira, de 52 anos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com nota oficial da Polícia Militar do Tocantins enviada ao iG, o avião de prefixo PU-RJO caiu em uma área de pastagem da Fazenda Morada do Sol, por volta das 17h. Moradores relataram ter ouvido um barulho forte do motor antes do impacto. O local foi isolado e periciado, e o Cenipa foi acionado para investigar as causas do acidente, que também provocou o derramamento de combustível e destruição parcial da fuselagem.
José Rosário foi levado inicialmente para o Hospital de Referência de Porto Nacional e, posteriormente, transferido para o Hospital Geral de Palmas (HGP) ainda no sábado.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou ao Portal iG que ele faleceu neste domingo (2), mesmo após receber todos os cuidados da equipe médica.
O chamado para a ocorrência ocorreu pouco antes das 19h. De acordo com as autoridades, a aeronave caiu em uma área de fazenda. Equipes de saúde do município foram acionadas e prestaram os primeiros socorros.
Imagens registradas na região mostram que o impacto com o solo destruiu completamente a parte frontal e as asas do avião.
Confira a nota da Secretaria da Saúde na íntegra:
"A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informa que referente ao acidente, o paciente José Rosário Carneiro de Oliveira, de 52 anos, foi acolhido no Hospital Regional de Porto Nacional, no sábado, 1º, e foi transferido para o Hospital Geral de Palmas (HGP).
Mesmo após receber todos os cuidados da equipe multiprofissional, o paciente foi a óbito no domingo, 2, motivo pelo qual a Pasta manifesta profundo pesar e se solidariza com os familiares e amigos."
Nota da Polícia Militar na íntegra:
"
A Polícia Militar do Tocantins informa que, no final da tarde deste sábado, 01, por volta das 17h, foi acionada para atender a uma ocorrência de queda de aeronave de pequeno porte em uma área de pastagem na zona rural de Fátima.
Equipes da Polícia Militar deslocaram-se imediatamente ao local, uma propriedade denominada Fazenda Morada do Sol, juntamente com a equipe de saúde do município. No local, foi constatado o acidente envolvendo a aeronave de prefixo PU-RJO, que resultou na destruição parcial da fuselagem e derramamento de combustível.
Dois ocupantes foram localizados. Um homem de 52 anos foi socorrido em estado grave pela equipe de saúde e conduzido ao Hospital de Referência de Porto Nacional. O segundo ocupante, um homem de 56 anos, teve o óbito constatado no local.
Segundo relatos de moradores da região apurados pelos policiais, a aeronave estaria voando em baixa altitude e foi ouvido um barulho intenso do motor momentos antes da queda.
A Polícia Militar realizou o isolamento e a preservação do local do sinistro. A Perícia, o Instituto Médico Legal (IML) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), por meio do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), foram acionados para os procedimentos legais e técnicos."