
Pelo menos 16 cidades de Santa Catarina foram atingidas por chuvas intensas, alagamentos, granizo e vendavais neste fim de semana, segundo informações divulgadas pela Defesa Civil estadual nesta segunda-feira (22).
Ao todo, foram registradas 20 ocorrências climáticas, e algumas cidades sofreram mais de um tipo. A maior parte delas aconteceu na região Oeste, onde foi registrado um tornado.
Como informado ao iG pela Defesa Civil, 166 residências foram afetadas, além de cinco instalações públicas, sete privadas e 16 obras públicas. Municípios como Rio Negrinho e Barra Bonita devem decretar emergência.O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina informou ao iG que, desde domingo (21), já foram realizados 137 atendimentos relacionados às instabilidades, como destelhamentos, quedas de árvores e alagamentos.
As cidades e ocorrências registradas são:
- Itapiranga – Chuvas intensas
- Entre Rios – Vendaval
- São Lourenço do Oeste – Vendaval
- Bom Jesus – Vendaval
- Marema – Vendaval
- São Domingos – Granizo
- Passos Maia – Vendaval (2 ocorrências)
- Ipuaçu – Vendaval (2 ocorrências)
- São Bento do Sul – Vendaval (2 ocorrências)
- Barra Bonita – Chuvas intensas (2 ocorrências)
- São Miguel do Oeste – Chuvas intensas
- Mafra – Vendaval
- Canoinhas – Vendaval
- Rio Negrinho – Vendaval
- Três Barras – Vendaval
- Maravilha – Vendaval
Em Apiúna, no Vale do Itajaí, a queda de uma barreira interditou parcialmente a BR-470 na madrugada desta segunda-feira (22).
Tempo instável na região
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas para a região e áreas vizinhas: tempestade, vendaval e declínio de temperatura.
O aviso de tempestade prevê chuva de até 100 mm em um dia, ventos de até 100 km/h e risco de granizo. Já o alerta de vendaval indica rajadas entre 40 e 60 km/h, e o de declínio de temperatura aponta queda de mais de 5 °C entre esta segunda (22) e terça-feira (23).A Defesa Civil catarinense reforça que a chuva deve persistir ao longo do dia, com risco de alagamentos pontuais, sobretudo no Oeste e no Vale do Itajaí. No entanto, é esperada uma melhora gradual do tempo, com a chegada de uma massa de ar seco.