O artesão negro Felipe Moraes Oliveira, de 29 anos, foi morto na última terça-fera (26), baleado por um segurança de um supermercado, em Santo André, região do ABC Paulista .
De acordo com denúncia, o rapaz saiu de casa com o cachorro de estimação para comprar pão pela manhã.
Ao entrar com o animal no supermercado, no bairro Jardim Estádio, ele foi barrado e vítima de um tiro disparado por um segurança.
Oliveira correu do local , após ser atingido, e foi pedir ajuda em uma farmácia próxima. Os funcionários o atenderam e acionaram atendimento médico, mas ele não resistiu ao ferimento e morreu ainda na farmácia.
Popular
Artesão, artista e capoeirista, que sempre presente em batalhas de rima e exposições artísticas, Felipe Moraes Oliveira era ativo nas redes sociais e popular entre rodas culturais de Santo André.
Nas redes sociais, um perfil chamado "Justiça por Felipe Moraes" lamenta sua morte e faz críticas ao racismo estrutural.
“Mais uma vida interrompida pelo racismo estrutural, pela violência policial e pelo descaso que atingem diariamente as periferias”.
Familiares e amigos da vítima afirmam que o atirador seria policial e fazia renda extra como segurança.
O que diz a SSP
Questionada pelo Portal iG, a a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP) informou, por meio de nota, que o suspeito "não possui qualquer vínculo com nenhuma força de segurança”
Ainda segundo a SSP, o autor do crime foi identificado pelo Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP)
de Santo André e permanece preso, em cumprimento a prisão temporária.
"As investigações prosseguem para o esclarecimento dos fatos",
conclui a nota.