Vagner Espindola (PSD), prefeito da cidade catarinense de Criciúma , realizou um experimento social ao se disfarçar de morador de rua no último dia 10 de julho. O objetivo foi testar os serviços públicos e entender a situação que a população de rua vive no município.
O líder do Executivo municipal postou um vídeo com detalhes do experimento nas redes sociais , relatando o que vivenciou ao longo do dia. Segundo ele, a prefeitura vai apresentar nos próximos dias novas medidas voltadas para o acolhimento social.
Teste social
A ação do prefeito, feita sem que pessoas fora de sua equipe soubessem, foi divulgada nesta terça-feira (29). Vaguinho, como é conhecido, mostra que em apenas 15 minutos disfarçado, já havia recebido cinco reais após pedir dinheiro na rua. Ele se emocionou ao contar que recebeu alimento de moradores e palavras de conforto de uma mulher.
O prefeito chegou a passar ao lado de sua esposa e filhos, que não o reconheceram estando caracterizado. À noite, ele circulou pela região do Pinheirinho e foi dormir ao lado de uma igreja local. Neste momento, um assistente social o aborda para indicar um abrigo seguro para passar a noite, dia em que estava registrando temperatura de 6ºC na cidade.
O assistente acaba o reconhecendo depois, e o prefeito revela sua identidade. Confira a publicação do prefeito com o experimento:
Ações públicas
Vagner Espindola conta que, após passar 20 horas nas ruas, se sente preparado para elaborar novas políticas visando o acolhimento das pessoas em situação de rua e na segurança da cidade. Segundo ele, o crime organizado também se infiltra entre os moradores de rua.
"Precisamos tirar as pessoas das ruas com dignidade e com firmeza" , afirma nas redes. "E garantir que nossas calçadas e praças sejam, cada vez mais, lugar de passeio das famílias. Nunca de abandono ou uso de drogas" , aponta.