A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta, na tarde desta segunda-feira (28), para a chegada de uma nova massa de ar polar que deverá provocar queda acentuada nas temperaturas a partir desta terça-feira (29) até pelo menos sexta-feira (1), em diversas regiões do estado.
De acordo com a Defesa Civil, conforme apontam os mapas meteorológicos , as menores temperaturas previstas são de 2°C na Serra da Mantiqueira, e 4°C no Vale do Ribeira e Região de Itapeva. Nos dois pontos, haverá condição para formação de geada.
No Vale do Paraíba e Região de São José dos Campos, as temperaturas mínimas devem ficar nos 6°C.
Na Região Metropolitana de São Paulo e municípios do interior paulista, como Sorocaba, Campinas, Bauru, Araraquara, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Marília, a previsão é de mínima de 7°C. Em São José do Rio Preto e Araçatuba, será de 8°C.
Também vai fazer frio no litoral paulista; no Litoral Norte, 11°C, e na Baixada Santista, mínima de 12°C.
As fortes rajadas de vento que foram registradas nas últimas 24 horas no território paulista devem se dissipar e se afastar, junto com a frente fria que chegou no fim de semana, dando espaço para a massa de ar polar.
Abrigo Solidário
E, diante da chegada dessa nova massa de ar polar, a Defesa Civil Estadual informa também que será ativado o abrigo emergencial na estação Pedro II do Metrô, com funcionamento entre os dias 29 e 1 de agosto, das 19h às 8h.
"O frio intenso aumenta o risco para a saúde da população vulnerável, especialmente pessoas em situação de rua, crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas", adverte, no alerta.
A iniciativa é uma ação conjunta da Defesa Civil com o Metrô, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), o Fundo Social de São Paulo e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, para garantir acolhimento e segurança à população em situação de rua.
O espaço oferecerá colchões, cobertores, alimentação, além de acolhimento de pets.
A Defesa Civil reforça que está em constante monitoramento das condições meteorológicas e orienta que a população fique atenta aos alertas enviados por SMS.
"Para se cadastrar, envie seu CEP para o número 40199. Em casos de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199", conclui o comunicado do órgão.