
Julho começou com frio intenso no Sul do Brasil. Em Cerrito, no interior do Rio Grande do Sul, uma camiseta deixada no varal amanheceu completamente congelada nesta terça-feira (1º).
A cena foi registrada em vídeo por Celestino Garcia e divulgada pela MetSul Meteorologia nas redes sociais.
O tempo congelante é resultado de uma forte massa de ar frio de origem polar que atua sobre o sul do continente desde o fim de semana. O fenômeno fez despencar as temperaturas em centenas de cidades da região, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
No território gaúcho, mais de 200 municípios com estações automáticas anotaram mínimas negativas. Como diversas localidades não possuem medições oficiais, o número real de cidades afetadas pode ser ainda maior.
Livramento registra a menor temperatura do ano no RS
A menor temperatura registrada no estado até o momento foi de -7,3 °C, em uma estação da Secretaria Estadual da Agricultura localizada em Livramento, na fronteira com o Uruguai.
Outros municípios também enfrentaram frio rigoroso:
- Soledade: -6,2 °C
- Pinheiro Machado e Monte Alegre dos Campos: -5,6 °C
- Rosário do Sul: -5,4 °C
- Bom Jesus: -4,8 °C
- São José dos Ausentes e São Marcos: -4,6 °C
- Vacaria, Alegrete e André da Rocha: -4,3 °C
- Fontoura Xavier, Carazinho e Ibirapuitã: -4,2 °C
- Capão Bonito do Sul: -4,1 °C
Dezenas de outras cidades marcaram entre -3 °C e 0 °C, como Gramado (-2,8 °C), Erechim (-2,6 °C), Cruz Alta (-2,5 °C), Santa Maria (-2,0 °C) e Uruguaiana (-1,4 °C).
Região metropolitana também teve clima gelado
Em Porto Alegre, os termômetros marcaram 3,1 °C no Jardim Botânico e 2,9 °C em Belém Novo. Em municípios da região metropolitana, as mínimas variaram de -1,8 °C em Barra do Ribeiro a 1,8 °C em Nova Santa Rita.
Frio intenso em Santa Catarina
O ar polar também provocou temperaturas negativas em diversas cidades catarinenses. Dados da Epagri-Ciram e de prefeituras locais indicaram mínimas de:
- Bom Jardim da Serra: -6,7 °C
- São Joaquim: -6,1 °C
- Urupema: -5,9 °C
- Urubici: -5,5 °C
- Painel: -3,9 °C
A atuação da massa de ar polar deve seguir pelos próximos dias. Nesses casos, a recomendação da Defesa Civil é cuidar das crianças, idosos, pessoas em situação de rua e animais de estimação. Outro ponto de atenção está relacionado às estradas, que podem ficar mais escorregadias.