Uma queda acentuada de temperatura deverá atingir todo o estado de São Paulo a partir desta quarta-feira (11), se estendendo até pelo menos o sábado (14).
O alerta foi emitido pela Defesa Civil de São Paulo , informando ainda que, diante da previsão e para garantir acolhimento emergencial às pessoas em vulnerabilidade, o Abrigo Solidário na Estação Pedro II será ativado na noite desta terça-feira (10).
De acordo com os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências , a chegada de ventos predominantes do quadrante sul criará condições para queda significativa das temperaturas em todo o território paulista, exigindo atenção redobrada à população mais vulnerável.
Uma massa de ar polar já avança pelo Brasil e vai derrubar as temperaturas em outras regiões do país, assim como em São Paulo.
Mínimas previstas
As mínimas previstas são de 2°C na Serra da Mantiqueira, com possibilidade de geadas. Já nas regiões do Vale do Ribeira, Vale do Paraíba, Itapeva, Campinas e Sorocaba, os termômetros devem marcar 8°C.
Na Região Metropolitana da Capital, além de Bauru, Araraquara, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, são esperadas mínimas de 9°C.
As regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto e o Litoral Norte devem registrar 11°C.
Na Baixada Santista, os termômetros devem cair até 13°C.
Diante desse cenário, a Defesa Civil reforça a recomendação de cuidados com idosos, crianças e pessoas em situação de rua, além de orientar a população a não acender fogueiras ou improvisar sistemas de aquecimento,principalmente em ambientes fechados, devido ao risco de intoxicação.
“Também é importante lembrar que os animais sentem frio — sempre que possível, acolha animais abandonados, mesmo que temporariamente” , destaca a Defesa Civil, no comunicado.
Abrigo Solidário
Como medida de proteção, será ativado o Abrigo Solidário na Estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha do Metrô, na capital, a partir desta terça-feira (10).
O espaço funcionará durante quatro dias, das 19h às 22h, até a manhã de sábado (14), oferecendo acolhimento emergencial às pessoas em situação de rua e pets, durante as madrugadas mais frias, com jantar e fornecimento de café da manhã.
O Abrigo Solidário na estação Pedro II foi ativado pela primeira vez em 2025 na virada de maio para junho, com a chegada da primeira massa de ar polar do ano .
Em quatro dias de frio extremo em São Paulo, 334 pessoas foram acolhidas no espaço, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil de SP.