Serra do Rio do Rastro (SC) é interditada por grande quantidade de neve
Divulgação/PMRv
Serra do Rio do Rastro (SC) é interditada por grande quantidade de neve


O Brasil registrou as  primeiras quedas de neve na madrugada e manhã desta quinta-feira (29). Segundo a Climatempo, os municípios de Cambará do Sul , São José dos Ausentes e Monte Alegre dos Campos , na Serra do Rio Grande do Sul,  tiveram neve nas primeiras horas do dia. 

Os municípios estão localizados a uma altitude entre 1 mil e 1.200 metros acima do nível do mar. Durante a manhã, também nevou em Santa Catarina , nos municípios de  São Joaquim e Bom Jardim da Serra

No último, o ponto turístico da Serra do Rio do Rastro foi interditado pela Polícia Militar Rodoviária por conta da grande quantidade de neve sobre a pista (confira abaixo) . O mirante está a mais de 1.460 metros de altitude.

Massa de ar polar

A queda da neve na região é consequência de uma  forte massa de ar frio polar que chegou ao Sul do país na quarta (28), e que atua também sobre o Sudeste e Centro-Oeste. As condições permanecem favoráveis à ocorrência de neve ainda nas próximas horas, em especial entre os Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e o Planalto Sul de Santa Catarina.

O fenômeno esperado na região deve ocorrer por causa da combinação de ar muito frio com uma baixa pressão em altitude, entre três mil e cinco mil metros, e da umidade trazida por um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul , explica a MetSul Meteorologia.

Em Cambará do Sul (RS) , a temperatura mais baixa registrada foi de 2,4ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), cidade onde há medição.


A primeira neve do ano também caiu em Urupema (SC) , cidade que tem o título de “Capital Nacional do Frio” e que registrou a mínima de -1,3ºC, às 8h desta quinta. Nas redes sociais, usuários compartilharam diversos vídeos do fenômeno.

Confira registros das primeiras quedas de neve em 2025






    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!