A menos de uma semana das eleições municipais, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores aptos baixem o aplicativo e-Título com antecedência. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que o app só pode ser baixado até a véspera da eleição, no sábado (5). Após essa data, a emissão do e-Título será suspensa no domingo (6) e liberada novamente apenas no dia seguinte.
O Portal iG está no BlueSky, siga para acompanhar as notícias!
O e-Título, lançado em 2017, é a versão digital do título de eleitor em papel e pode ser usado como documento de identificação para votar, desde que esteja atualizado e contenha a foto do eleitor. O aplicativo é gratuito e oferece acesso a informações como zona eleitoral, local de votação, justificativa de ausência e certidão de quitação eleitoral.
Como baixar
- 1. Acesse a loja de aplicativos do seu celular. O e-Título está disponível para sistemas iOS e Android.
- 2. O aplicativo pode ser usado em smartphones e tablets.
Como usar
- 1. Após baixar o aplicativo, abra-o e leia a mensagem de boas-vindas. Arraste para o lado e clique em "começar".
- 2. Leia os "Termos de Uso e Política de Privacidade". Deslize a tela para baixo, marque "Declaro que li e concordo com os termos de uso" e clique em continuar.
- 3. Para acessar o e-Título, informe seus dados pessoais. Desde 2020, o acesso pode ser feito pelo número do CPF, portanto, não é necessário saber o número do título de eleitor.
- 4. Preencha seu nome completo, data de nascimento, número do CPF, nome da mãe e nome do pai.
- 5. Após inserir os dados, você terá acesso total ao e-Título e suas funcionalidades.
No dia da eleição, o eleitor pode apresentar o e-Título para votar. Caso tenha feito o cadastramento biométrico, basta mostrar o título digital. Se ainda não tiver feito o cadastramento até o dia das eleições, além do aplicativo, deve apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, CNH ou passaporte.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp e da nossa comunidade no Facebook.