A determinação de Toffoli estabelece que os réus devem ser recolhidos imediatamente
Agência Brasil
A determinação de Toffoli estabelece que os réus devem ser recolhidos imediatamente

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter a validade do júri e ordenar a prisão imediata de quatro réus envolvidos no incêndio da Boate Kiss, ocorrido em Santa Maria (RS) em 2013, que resultou na morte de 242 pessoas e deixou 636 feridos.

A decisão, publicada nesta segunda-feira (2), confirma o cumprimento das penas impostas anteriormente. As informações são do UOL.

A determinação de Toffoli foi feita com base no artigo 492, I, 'e', do Código de Processo Penal (CPP), e estabelece que os réus devem ser recolhidos imediatamente. "Nos termos do art. 492, I, 'e', do CPP, determino o imediato recolhimento dos réus à prisão, servindo a presente decisão como mandado", diz o texto.

Com ela, as penas estabelecidas em um julgamento anterior são restabelecidas.


Os réus são: Elissandro Callegaro Spohr Mauro, ex-sócio da boate, condenado a 22 anos e seis meses de reclusão; Mauro Londero Hoffmann, ex-sócio da boate, com pena de 19 anos e seis meses; Marcelo de Jesus dos Santos, vocalista da banda Gurizada Fandangueira, que se apresentava no momento do incêndio, condenado a 18 anos; e Luciano Bonilha Leão, auxiliar da mesma banda, também condenado a 18 anos.

O primeiro julgamento ocorreu em 2021, mas foi anulado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) devido a irregularidades processuais.

A anulação ocorreu por quatro motivos principais: irregularidades na seleção dos jurados, realização de reunião reservada entre o juiz e os jurados sem a presença das defesas ou do Ministério Público, ilegalidades na elaboração dos quesitos e inovações na acusação durante a fase de réplica.

Desde agosto de 2022, as penas haviam sido suspensas em razão dessas irregularidades.

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do  nosso canal no WhatsApp e da  nossa comunidade no Facebook.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!