As caixas pretas do acidente em Vinhedo foram recuperadas e seguem para Brasília para recuperação e análise, conforme Embraer revelou em coletiva de imprensa. Os objetos devem ajudar a entender motivo da queda.
A coletiva foi poucas horas após um avião cair em Vinhedo, interior de São Paulo, nesta sexta, 9. As 61 pessoas a bordo morreram, e não se sabe, até o fechamento deste texto, o motivo exato do acidente.
Guilherme Derrite, da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), disse que a caixa preta está “aparentemente preservada”, de acordo com peritos no local.
Gravadores a bordo
Ainda na coletiva, foi informado que a aeronave tinha gravadores e esses também serão analisados. Não ficou claro, no entanto, quantos aparelhos eram e quantos haviam sido recuperados.
Após recuperação do local, gravadores devem passar por análise para ver se é possível acesso ao conteúdo imediatamente ou se será necessário restaurações de fabricantes. Dependendo do nível de destruição, não há possibilidade de recuperação.
Assim que os gravadores forem recuperados e os dados extraídos, áudios devem ser liberados com outros documentos da investigação.