Avião caiu no condomínio residencial Recanto Florido, segundo a Prefeitura de Vinhedo
Reprodução/redes sociais
Avião caiu no condomínio residencial Recanto Florido, segundo a Prefeitura de Vinhedo

Um avião de passageiros caiu no início da tarde desta sexta-feira (9) na região do bairro Capela, em Vinhedo (SP). A prefeitura da cidade confirmou, em nota, que não há sobreviventes (leia nota completa ao final da matéria). 

A Voepass Linhas Aéreas, proprietária da aeronave, informou que o avião envolvido era um modelo turboélice ATR-72 , que partiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). Neste sábado (10), a companhia atualizou a lista de mortos para 62.

Haviam 57 passageiros e 4 tripulantes a bordo, conforme divulgado pela Voepass, totalizando 61 pessoas. 



A Polícia Militar informou a emissoras de televisão de Campinas que recebeu o chamado às 13h28, na rua João Edueta, próximo à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324), e enviou equipes ao local.

Logo que atingiu o solo, o avião registrou de duas a três explosões, de acordo com testemunhas que presenciaram a queda.

A aeronave caiu no condomínio residencial Recanto Florido, e atingiu o muro de uma casa. Não há registro de vítimas no solo.

Fachada do condomínio onde avião caiu
Pedro Lopes/Portal iG
Fachada do condomínio onde avião caiu




A ocorrência está sendo atendida por equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Polícia Militar. Durante a tarde, equipes dos Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) chegaram ao local para iniciar as investigações.

Confira nota da Prefeitura de Vinhedo

"Lamentamos profundamente a tragédia ocorrida com a queda da aeronave ATR da companhia VOEPASS nesta sexta-feira, 9 de agosto, por volta das 13h30 no Recanto Florido em Vinhedo, com a morte de 62 pessoas que estavam a bordo do voo.

Os corpos das vítimas estão sendo levados para o IML de Campinas para os procedimentos legais.

Desde o ocorrido, a Prefeitura de Vinhedo, por meio das secretarias de Saúde, Obras, Defesa Civil e Guarda Municipal, está no local oferecendo suporte aos trabalhos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e aguardando a chegada dos órgãos da Aeronáutica, responsáveis pela investigação.

Os focos de incêndio e maiores riscos já foram controlados, o objetivo maior, desde o início, foi o de garantir a segurança de todos no local e o atendimento a possíveis vítimas, com a Santa Casa de Vinhedo, Santa Casa de Valinhos e Hospital Galileo preparados para oferecer todo o suporte.

Assistentes sociais, membros da Defesa Civil e da equipe de engenharia da Secretaria de Planejamento Urbano estão no local prestando apoio a toda vizinhança afetada.

A Prefeitura de Vinhedo está em contato com a Prefeitura de Cascavel, oferecendo assistência e informações às autoridades, empresa e familiares das vítimas. Para ampliar o suporte, foi montada uma Central de Apoio às Famílias das Vítimas na sede do Programa Quero Vida que funcionará 24h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3826-7899 na Guarda Civil de Vinhedo.

Neste momento de profunda dor, expressamos nossas mais sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas" .

Confira nota do Ministério de Portos e Aeroportos

"O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) lamenta profundamente o acidente envolvendo a aeronave com passageiros, ocorrida em Vinhedo-SP, no início da tarde desta sexta-feira (9), e manifesta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está acompanhando a prestação do atendimento aos familiares pela empresa aérea, bem como adota as providências necessárias para averiguação da situação regulamentar da aeronave e dos tripulantes, no âmbito de suas atribuições.

O Governo Federal acompanha ainda os desdobramentos das investigações oficiais sob competência do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)".

Confira nota da Força Aérea Brasileira (FAB)

"A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283, registrada na tarde desta sexta-feira (09/08), em Vinhedo (SP).

Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência".

Confira nota da Voepass Linhas Aéreas 

"A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS - VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.

 A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.

A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores".

Confira nota aeroporto de Cascavel

"A gestão do Aeroporto Regional de Cascavel informa que aguarda informações da companhia aérea Passaredo que, no momento, é o único órgão que detém informações oficiais.

Uma operação padrão de emergência regida pela equipe do Aeroporto está em curso para entrar em contato com as famílias de possíveis vítimas.

A aeronave que saiu do Aeroporto Regional de Cascavel com destino a Guarulhos, caiu cidade de Vinhedo, São Paulo, na tarde desta sexta-feira (9)".

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?  Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!