Avanço do Guaíba alaga áreas em Belém Novo, no extremo Sul de Porto Alegre
Reprodução Twitter 27.09.2023
Avanço do Guaíba alaga áreas em Belém Novo, no extremo Sul de Porto Alegre

O nível do rio Guaíba, em Porto Alegre , diminuiu 33 centímetros em relação ao dia 5 de maio, quando o rio chegou a 5,33 metros - o maior patamar já registrado na história. No entanto, nesta quinta-feira (9), o nível subiu 4 centímetros, por conta das chuvas que retornaram ao estado.

A medição realizada às 6h desta quinta-feira (9) indicava 5,04 metros, contra 5,0 metros registrados na noite de ontem. No entanto, mesmo com a diminuição, o Guaíba segue mais de 2 metros acima da cota de inundação (3 metros).

A cidade de Porto Alegre foi bastante inundada por conta da cheia do rio Guaíba. Até esta quinta-feira (9), o aeroporto e a rodoviária seguem sem funcionamento por conta das enchentes. Casas e comércios também seguem alagados.

De acordo com uma projeção do Índice de Pesquisas Hospitalares (IPH), o Guaíba deve levar ao menos 30 dias para ficar abaixo dos 3 metros. Na enchente histórica de 1941, quando o rio atingiu 4,76 m, foram 32 dias para o rio voltar as condições normais.

Nível do rio Guaíba nesta quinta-feira (9)
Reprodução
Nível do rio Guaíba nesta quinta-feira (9)

A previsão é de chuva para os próximos dias. Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, as precipitações devem persistir principalmente devido a uma frente fria , que ficará parada devido à presença de um bloqueio atmosférico.

Para a quinta-feira (9), o instituto prevê chuva pela manhã em áreas de Santa Catarina e na divisa com o Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuva isolada à tarde e à noite no norte gaúcho. O caso ocorre devido ao deslocamento de um amplo sistema de baixa pressão atmosférica do norte da Argentina em direção ao sul do Uruguai, e à formação de um ciclone extratropical que se desloca para o oceano, fazendo a frente fria cruzar o estado.

O Inmet emitiu um alerta de "Perigo Potencial" para declínio de temperaturas no estado do Rio Grande do Sul a partir desta quinta-feira. As temperaturas podem cair de 3º a 5ºC devido à passagem de uma frente fria, fazendo com que as mínimas fiquem abaixo de 10ºC.

Rio Grande do Sul

Os temporais que atingem o estado do Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) causaram 107 mortes,  segundo o boletim da Defesa Civil divulgado nesta quinta-feira. O órgão informa ainda que há um óbito em investigação.

O número de feridos é de 374. Já a quantidade de desaparecidos é de 136.

A Defesa Civil do estado contabiliza mais de 164,5 mil pessoas desalojadas, além de cerca de 67,5 mil pessoas em abrigos. Ao todo, 425 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando cerca de 1,5 milhão de pessoas.


Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique  aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!