As fortes chuvas que vêm atingindo todo o estado de São Paulo desde a última quinta-feira (18) já deixaram quatro mortos e 492 desabrigados. Quinze municípios foram afetados de forma mais severa pelos temporais, informou a Defesa Civil.
As chuvas devem continuar nos próximos dias e, neste domingo (21), a previsão é que haja precipitações a qualquer momento do dia. O dia amanheceu hoje com muita nebulosidade na capital paulista e a expectativa é que chuvas leves sejam registradas durante a tarde e noite de hoje.
O município que teve o maior acumulado de chuva nesse sábado (20), de acordo com a Defesa Civil, foi Peruíbe, no litoral paulista. A cidade registrou 131mm de chuva, com ao menos 7 bairros marcando pontos de alagamento. O local também sofreu com queda de árvores e duas casas ficaram alagadas.
O estado registrou, no total, quatro mortos em decorrência das chuvas desde a última sexta-feira (19). Nesse dia, uma mãe e uma filha morreram afogadas após serem arrastadas pela chuva em Limeira, no interior de São Paulo.
Depois, na madrugada de sábado (20), uma idosa de 74 anos morreu após o carro em que ela estava ser arrastado pelo temporal em Sorocaba,
também no interior do estado.
Ainda no sábado, outra mulher, de 60 anos, morreu depois de ser atingida por um raio na praia do Bairro Caiçara, em Praia Grande, na Baixada Santista. Ela sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu, de acordo com a Prefeitura de Praia Grande e do GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo).
A frente fria, que causou muita chuva na capital paulista no sábado, deve começar a se afastar para o litoral e provocar chuvas mais leves nos próximos dias, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
Hoje, as chuvas devem ser de menor intensidade, com temperaturas em declínio gradativo, com mínimas de 18º previstas para a madrugada desta segunda (22).