O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, decretou nesta segunda-feira (21) situação de emergência na cidade, em decorrência das enchentes causadas pela elevação do nível do lago Guaíba.
Nesta segunda-feira (20), durante os temporais que atingem o Rio Grande do Sul , uma das comportas cedeu à pressão da água e arrebentou, inundando várias ruas em Porto Alegre.
Na manhã desta terça-feira, o Guaíba atingiu 3,46 metros de nível no Cais Mauá - a cota de inundação é de 3 metros. Na medição mais recente divulgada pela Defesa Civil da cidade às 13h15, o nível era de 3,43 metros no Cais Mauá.
De acordo com o MetSul Meteorologia, essa é a maior cheia do Guaíba em 82 anos. A última vez que o lago registrou nível mais alto que o atual foi em 1941, quando atingiu 4,76 metros.
"Todos os esforços estão mobilizados para ampliar o acolhimento e oferecer infraestrutura para as pessoas. O nosso foco é cuidar dos porto-alegrenses. Estamos trabalhando firme para que a cidade funcione durante este desafio climático que estamos vivendo", disse o prefeito.
Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, a Defesa Civil removeu cerca de 920 pessoas de suas casas por conta do agravamento das enchentes.
Veja vídeos: