Após as fortes chuvas que atingiram São Paulo no final da última semana, que levaram ao apagão em diversos pontos da região metropolitana, a capital paulista registra calor no início desta semana. A maior parte das regiões do Brasil também devem registrar altas temperaturas nos próximos dias.
No Centro-Oeste, Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS), por exemplo, devem marcar temperaturas perto dos 40ºC no começo desta semana.
Nesta terça-feira (7), no Sudeste e Centro-Oeste, a previsão é de calor na parte da tarde, com tempo firme em São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
No Sul, não há previsão de chuvas e as temperaturas devem aumentar. Já no Norte, chuvas são esperadas entre o Tocantins, Pará e o Amazonas.
Confira, abaixo, a previsão do tempo em algumas capitais para hoje, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet):
- São Paulo (SP) – mínima (15°C) e máxima (25°C), sem previsão de chuva;
- Porto Alegre (RS) – mínima (16°C) e máxima (30°C), sem previsão de chuva;
- Brasília (DF) – mínima (21°C) e máxima (30°C), com previsão de chuva;
- Cuiabá (MT) – mínima (28°C) e máxima (40°C), com previsão de chuva;
- Teresina (PI) – mínima (23°C) e máxima (36°C), sem previsão de chuva;
- Curitiba (PR)– mínima (12°C) e máxima (25°C), sem previsão de chuva;
- Belém (PA) – mínima (24°C) e máxima (34°C), com previsão de chuva;
- Manaus (AM) – mínima (24°C) e máxima (33°C), com previsão de chuva forte;
- Palmas (TO) – mínima (23°C) e máxima (30°C), com previsão de chuva forte;
- Porto Velho (RO) – mínima (26°C) e máxima (34°C), com previsão de chuva forte;
- Natal (RN) – mínima (25°C) e máxima (31°C), com previsão de chuva.
Nesta manhã, Salvador (BA) registrou 26ºC, mas o litoral da Bahia ficou em estado moderado para risco de deslizamentos e alagamentos, devido à possibilidade de chuvas fortes.
Ao mesmo tempo em que algumas regiões estão registrando temperaturas mais altas e chuvas, outras também tiveram baixa umidade do ar, como Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Oeste de Minas Gerais e Sul de Goiás.
De acordo com a Climatempo, Campo Grande (MS) foi a capital mais seca do Brasil nessa segunda (6), com 37,7°C de temperatura máxima e 11% de umidade no ar.
A cidade ainda foi a mais quente, ficando abaixo apenas de Cuiabá (MT), que teve temperatura máxima de 40,1°C.