![Ciclone no Sul provocou cheia de rios, que levou a enchentes em diversos municípios do Rio Grande do Sul Ciclone no Sul provocou cheia de rios, que levou a enchentes em diversos municípios do Rio Grande do Sul](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/bg/s3/rc/bgs3rculwyfmngh5hao672jri.jpg)
O número de mortos em decorrência do ciclone extratropical formado na região Sul do Brasil subiu para 47, informou boletim da Defesa Civil na manhã desta terça-feira (12). As chuvas intensas dos últimos dias causaram enchentes e deixaram diversos pontos de estragos nas cidades gaúchas.
Os óbitos no Rio Grande do Sul foram registrados em:
- Bom Retiro do Sul: 1
- Colinas: 2
- Cruzeiro do Sul: 5
- Encantado: 1
- Estrela: 2
- Ibiraiaras: 2
- Imigrante: 1
- Lajeado: 3
- Mato Castelhano: 1
- Muçum: 16
- Passo Fundo: 1
- Roca Sales: 11
- Santa Tereza: 1
Além dos mortos, inicialmente a Defesa Civil divulgou que havia 46 desaparecidos, em atualização das 7h desta terça, sendo 8 em Lajeado, 8 em Arroio do Meio e 30 em Muçum. No entanto, em coletiva de imprensa ainda nesta manhã, o vice-governador do RS, Gabriel Souza, disse que o número de desaparecidos caiu para 8.
Conforme a Defesa Civil, o número de desabrigados é de 4.794 e de desalojados, de 20.517. Ainda, há 925 feridos, sendo 340.928 pessoas afetadas no total.
Ao menos 97 municípios foram afetados pelas tempestades. Até o momento, 3.130 moradores foram resgatados pelas forças de emergência.
A Defesa Civil recomenda que os moradores se cadastrem para receber alertas meteorológicos no celular. Para isso, basta a pessoa enviar o CEP de sua residência para o número 40199. Depois da confirmação, ela vai passar a receber os alertas, que servem como prevenção.
![Governo do estado disponibilizou canal oficial para recolher doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul Governo do estado disponibilizou canal oficial para recolher doações às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/d5/md/zx/d5mdzxj6sif6ni13s4nasdnx1.jpg)
Nessa segunda-feira (11), o Governo do RS divulgou já ter alcançado mais de R$ 2,2 milhões em doações para as vítimas das enchentes que afetaram o estado. A conta "SOS Rio Grande do Sul" foi criada pelo governo nas redes sociais no último sábado (9).
Para ajuda, basta realizar a doação ao canal oficial com a quantia que quiser para a chave Pix (CNPJ: 92.958.800/0001-38).
Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador Eduardo Leite (PSDB) disse que o orçamento público vai contemplar ações de reconstrução das cidades afetadas, como obras de infraestrutura, recuperação de escolas e construção de casas. As doações, segundo ele, têm o objetivo de recuperar atividades econômicas das cidades atingidas pelas chuvas e atender alguns pontos que não conseguem ser contemplados pelo dinheiro público.
"O orçamento público não alcança determinadas finalidades, como colocar o recurso na mão de um pequeno empreendedor que vai precisar comprar itens para o seu pequeno comércio para recomeçar as suas atividades, ou ajudar uma família que foi muito atingida a comprar mobiliários. A gente criou esse caminho de contribuição, com transparência, com auditoria e segurança para as pessoas poderem contribuir", afirmou Leite.