Ciclone no Rio Grande do Sul
Reprodução: redes sociais - 16/06/2023
Ciclone no Rio Grande do Sul

Uma pessoa morreu por conta das tempestades causadas pelo ciclone extratropical que atinge a região Sul e Sudeste desde quinta-feira (15) . A vítima sofreu uma descarga elétrica na cidade de São Leopoldo. A morte foi confirmada pelo governo do estado nesta sexta-feira (16).

"Cerca de 200 bombeiros e 800 policiais militares atuam em todo o estado. Até o momento, uma morte foi confirmada em São Leopoldo. O governador reforça a preocupação com a vida de todos os gaúchos e pede que a população siga as orientações da Defesa Civil", diz comunicado do governo do Rio Grande do Sul.

Na cidade onde a vítima morreu, choveu 246 milímetros nas últimas 24 horas.

Ainda, segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, há três pessoas desaparecidas. Uma de São Leopoldo, outra de Portão e Maratá, cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil segue na busca pelos desaparecidos. De acordo com o coronel Luciano Boeira, coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, há uma previsão de acúmulos de chuvas de 60 milímetros para a região do litoral do Rio Grande do Sul. Ele pede que a população tenha atenção e siga as orientações da corporação.


Ontem (15), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para um grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, principalmente nas cidades litorâneas. É esperado que chova a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia em São Paulo. No litoral de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, os acumulados variam de 200 a 300 mm.

Segundo o MetSul, a meteorologia registrou rajadas de vento ao redor de 70 km/h em Porto Alegre já nesta sexta-feira (16). Eles alertam ainda que a chuva se mantenha até 400 mm ou 500 mm na encosta da Serra, no Litoral. "População em cidades da encosta deve IMEDIATAMENTE buscar terreno alto. É situação de extremo perigo à vida", diz o alerta.

O Inmet irá manter o alerta de emergência no estado gaúcho até a tarde desta sexta-feira, quando o ciclone deve se afastar da costa sul brasileira se direcionando ao Oceano Atlântico, causando chuvas em estados do Sudeste.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!