Alagamento no Rio Grande do Sul
Reprodução: Redes Sociais
Alagamento no Rio Grande do Sul

Um ciclone extratropical que passa pelas regiões Sul e Sudeste provocou fortes chuvas no Rio Grande do Sul durante a noite de quinta-feira (15). Por conta disso, o estado registrou diversos pontos de alagamentos e algumas estradas precisaram ser bloqueadas.

A capital gaúcha, Porto Alegre, registrou várias ruas alagadas, com carros ilhados próximo à Rua Voluntários da Pátria. Alguns moradores registraram os alagamentos na cidade. Veja:







Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), até as 4h havia ocorrência nos seguintes trechos das estradas:

  • BR-470, Salvador do Sul: no km 260 houve queda de barreiras e as duas pistas foram bloqueadas 

  • BR-116, Caxias do Sul: no km 162 toda a pista foi bloqueada devido a uma queda de árvore 

  • ERS-422, em Venâncio Aires: deslizamento de terra provocou bloqueio total da pista que passa pela Vila Deodoro


Ontem (16), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para um grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas, principalmente nas cidades litorâneas. É esperado que chova a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia em São Paulo. No litoral de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, as projeções variam de 200 a 300 mm.

Segundo o MetSul, a meteorologia registrou rajadas de vento ao redor de 70 km/h em Porto Alegre já nesta sexta-feira (16). Eles alertam ainda que a chuva se mantenha até 400 mm ou 500 mm na encosta da Serra, no Litoral. "População em cidades da encosta deve IMEDIATAMENTE buscar terreno alto. É situação de extremo perigo à vida", diz o alerta.

Nesta madrugada, as chuvas somaram 50 mm a 60 mm em alguns bairros de Porto Alegre e em vários pontos da região metropolitana. No Vale do Sinos, ainda choveu perto ou acima de 100 mm, de acordo com o MetSul.

Apelo aos moradores

O prefeito de Maquiné, cidade que fica no litoral norte do Rio Grande do Sul, divulgou um vídeo pedindo para que moradores do município saiam de casa e busque abrigo em lugares altos devido à inundação.

Segundo ele, "Maquiné nunca esteve assim na história".


O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), afirmou que as autoridades acompanham a situação nas áreas mais afetadas. "Nossas equipes da @DefesaCivilRS, @cbmrs193 e @brigadamilitar_, estão mobilizadas para dar a assistência e o apoio às comunidades mais afetadas pelas fortes chuvas que incidem especialmente sobre a região nordeste do RS. Acompanho a situação junto a nossas forças de segurança", disse ele através das redes sociais.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!