General Augusto Heleno
MARCOS CORRÊA/ PR
General Augusto Heleno

Durante a  sessão desta quinta-feira (1º) da Comissão Parlamentar de Inquérito ( CPI ) dos Atos Antidemocraticos , o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional ( GSI ),  General Augusto Heleno , exaltou o golpe militar de 1964. A fala foi feita na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Segundo  Heleno , o  golpe de 64 , que resultou em uma ditadura militar no Brasil, foi algo benéfico para o país. "Salvou o Brasil de se tornar um país comunista", diz o  general durante uma discussão com outros parlamentares. Ele ainda chama de "revolução" e "movimento" o ato de  golpe de Estado , sendo este evento visto apenas de um lado.

O general afirmou que os deputados da Casa estavam "deturpando a história" quando diziam que milhares de pessoas foram mortas durante o  regime militar . Ele pediu que apresentassem provas e afirmou que "muita gente do lado da revolução foi vitimada".

ex-ministro do GSI foi categórico em afirmar que não considera que os atos ocorridos no dia 8 de janeiro tenham sido uma tentativa, por parte dos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, de tomada do poder.

Ele ainda diz que nunca tinha visto a chamada "minuta do  golpe ", que foi encontrada na casa do ex-secretário de Segurança do Distrito Federal Anderson Torres.  Heleno diz: "Jamais vi essa minuta nem tratei com Bolsonaro sobre o assunto".

A minuta em questão foi encontrada durante uma busca e apreensão na casa de Torres. Nela, ficava expresso que o então presidente da República, Jair Bolsonaro, instaurasse estado de defesa na sede do Tribunal Superior Eleitoral, com o objetivo de reverter os resultados das eleições em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu vencedor.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!